OesteSustentável lança jogo educativo para smartphones sobre Energia e Ambiente

Competição interescolar “Ventos de Poupança 2: Energia + Social

249

A OesteSustentável está a desenvolver no ano letivo 2017/2018 a competição interescolar “Ventos de Poupança 2: Energia + Social”, que contempla uma vertente inovadora através de um jogo para smartphones sobre conhecimentos de sustentabilidade, energia e ambiente. Esta promove a eficiência energética, a cooperação social e intergeracional entre jovens e IPSS de cerca de 42 escolas do 3º Ciclo e Ensino Secundário, Profissional e/ou Artístico dos municípios do Oeste, Barreiro, Moita, Montijo, Seixal, Cascais e Alta Estremadura.

O jogo educativo “ÉcomLógica” insere-se na medida Ventos de Poupança 2 desenvolvida pela OesteSustentável e consiste num jogo educativo inovador para dispositivos Android, iOs e webapp que congrega mais de 750 questões sobre as temáticas relacionadas com Água, Ambiente, Energia, Mobilidade e Resíduos, tendo como principal objetivo testar os conhecimentos das comunidades escolares e locais envolvidas. Neste momento a aplicação mobile encontra-se disponível para download gratuito nas versões Android e iOs através das lojas “Google Play” e “App Store” respetivamente, mediante pesquisa pelo título “ÉcomLógica”. Relativamente à versão webapp esta também já se encontra disponível no portal do “Ventos de Poupança”.

O “ÉcomLógica” dispõe de dois modos de jogo: “Um Jogador” e “Multijogador”. Ao nível competitivo este possui três tipos de rankings: o Pessoal, Escola e IPSS; sendo que apenas nos modos “Um Jogador” e “Multijogador” se verificam atribuições de pontos que contam diretamente para o objetivo de premiar jogadores, escolas e IPSS participantes. Ao efetuar um registo no jogo, o utilizador é convidado a selecionar uma escola que deseja apoiar, pelo que toda a pontuação obtida em beneficio próprio também contribuirá para uma das 42 escolas envolvidas no projeto. A participação das IPSS é feita em consonância com as escolas participantes, pelo que a pontuação é igual, ou seja, sempre que se seleciona uma escola para apoiar a mesma já tem pré-selecionada uma IPSS.

A medida “Ventos de Poupança 2: Energia + Social” realiza-se no âmbito do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica 2017/2018, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, e é desenvolvida pela OesteSustentável em parceria com as Agências de Energia congéneres do Seixal (AMESeixal), Alta Estremadura (Enerdura), Cascais (Cascais Ambiente) e Barreiro, Moita e Montijo (S.Energia).