OesteSustentável anuncia escolas vencedoras do projeto “Ventos de Poupança 2”

12 de Junho

231

Realizou-se no passado dia 12 de junho, na sede da OesteSustentável, em Caldas da Rainha, a cerimónia de entrega de prémios da competição escolar “Ventos de Poupança 2”, que contou com a presença de diversos Autarcas, Direções Escolares, IPSS, e cerca de 130 alunos e professores das 29 escolas finalistas.

A iniciativa teve início em setembro de 2017, caracterizou-se pela realização de atividades pedagógicas relacionadas com diversas temáticas como a eficiência energética, ambiente, água, resíduos e mobilidade sustentável, onde participaram 42 Escolas, 30 mil alunos e mais de 125 mil pessoas de toda a comunidade escolar e familiar dos 25 municípios do Oeste, Alta Estremadura, Barreiro, Cascais, Moita, Montijo e Seixal.

Participaram na abertura da cerimónia Humberto Marques,  Presidente da Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – OesteSustentável e Paulo Simões, Primeiro Secretário da Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM.
Durante a cerimónia foi ainda debatido o tema “Energia no futuro” que contou com a participação de Carlos Santos, presidente da RNAE (Associação das Agências de Energia e Ambiente), Susana Camacho (Administradora-delegada da S.ENERGIA), Miguel Lacerda (Administrador-delegado da ENERDURA), Philippe Bollinger (Administrador-delegado da ENERDURA) e que foi moderado por Rogério Ivan, diretor executivo da OesteSustentável.

O projeto culminou com a atribuição de prémios finais, nomeadamente sistemas de aproveitamento de energias renováveis para autoconsumo às 10 melhores escolas e uma sala LED a cada uma das IPSS que as escolas escolheram apoiar.

Como forma de premiar o excelente empenho demonstrado por parte dos alunos, foram também atribuídos prémios de mérito às restantes escolas finalistas, nomeadamente a substituição da iluminação fluorescente de uma sala de aula, por iluminação a LED.

Na sessão, foram apresentadas, por cada escola, réplicas de turbinas/painéis fotovoltaicos construídas com materiais reutilizados, tendo as mais originais e inovadoras recebido como prémios:
· 1º lugar: Bilhetes para visitar o DinoParque da Lourinhã (Lourinhã);
· 2º lugar: Bilhetes para visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres (Sobral de Monte Agraço);
· 3º lugar: Bilhetes para visitar o Museu Leonel Trindade (Torres Vedras);
· 3º lugar: Bilhetes para Visita Guiada ao Centro de Educação Ambiental (Torres Vedras);
· 4º lugar: Bilhetes para visitar a Real Fábrica do Gelo (Cadaval).

Com o encerramento da competição interescolar “Ventos de Poupança 2”, e de forma a premiar os melhores jogadores do jogo para smartphones “ÉcomLógica: É com lógica sustentável” a OesteSustentável dinamizou ainda um mini-torneio em tempo real. Foram convocados os melhores jogadores de cada uma das zonas de abrangência das agências parceiras e foram atribuídos os seguintes prémios:
· 1º Lugar ÉcomLógica: Troféu 1º lugar + Mochila com painel fotovoltaico + Bateria Portátil + Smartwatch + Coluna portátil;
· 2º Lugar ÉcomLógica: Troféu 2º lugar + Smartwatch + Coluna portátil;
· 3º Lugar ÉcomLógica: Troféu 3º lugar + Coluna portátil;
· 4º Lugar ÉcomLógica: Coluna Portátil.

Os prémios possibilitarão uma poupança em 10 anos, na ordem dos 600 MWh, evitando a emissão de cerca de 300 t de CO2, nas 21 escolas e gerando uma poupança de cerca de 100 000EUR.