Óbidos participa no XII Encontro Mundial da Rede das Cidades Criativas da Unesco

Cracóvia e Katowice, Polónia, entre 11 e 15 de junho de 2018

215

Cerca de 350 delegados de 160 cidades de 64 países de todo o mundo participaram em discussões, sessões plenárias, eventos artísticos, workshops e reuniões de tomada de decisões importantes.  Entre 11 e 15 de junho de 2018, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO reuniu-se na Polónia onde, pela primeira vez na história da rede, o Encontro Mundial foi organizado por duas cidades – Cracóvia, Cidade da Literatura, e Katowice, Cidade da Música.

O tema deste ano foi “Creative Crossroads” – encontro de culturas, experiências, boas práticas que levam ao intercâmbio criativo, soluções inovadoras e inspiração mútua. Os encontros anuais da Rede são excelentes plataformas para conversas inspiradoras e estratégicas durante as quais os representantes das cidades se unem em projetos e programas globais que visam melhorar a qualidade de vida das suas comunidades e contribuir para o cumprimento dos objetivos da Agenda 2030, como a erradicação da pobreza, assegurar um acesso equitativo à educação, igualdade de géneros, segurança e bem-estar, entre outros.

Representantes dos sete campos criativos (literatura, música, cinema, artes digitais, design, artesanato e artes populares e gastronomia) participaram em discussões formais, sobre estratégias de desenvolvimento da rede, workshops, painéis de discussão e oportunidades de networking entre a comunidade internacional e setores locais. A presença dos Encontros Mundiais é obrigatória para as cidades da rede.

Óbidos fez-se representar pelo seu Focal Point junto da UNESCO, Carla Sousa Pinho, Técnica do Município. Em Portugal existem 5 cidades criativas da UNESCO: Amarante (Música), Barcelos (Artesanato e Artes Populares), Braga (Artes Digitais), Idanha-a-Nova (Música) e Óbidos (Literatura). Os representantes destas 5 cidades criativas reuniram informalmente durante o Encontro e manifestaram vontade de trabalhar em parceria construindo projetos comuns.