Demonstração de robôs junta uma centena de crianças no Parque Tecnológico de Óbidos

deCode - Academia de Programação e Robótica

152

Dia diferente aquele que se viveu na passada quarta-feira, 27 de Junho, no Parque Tecnológico de Óbidos. Batalhas, corridas e outras demonstrações de robôs deram uma nova vida à praça central do parque, animada pela presença de uma centena de alunos dos complexos escolares do Furadouro, Arcos e Alvito.

Num miniestádio criado para o efeito, foi possível assistir-se àquilo que os alunos que participam no projeto deCode – Academia de Programação e Robótica têm estado a aprender ao longo das últimas três edições, tendo, alguns deles, assumido o papel de tutores dos mais pequenos, ajudando-os a “manusear” um robô.

“A tecnologia, as apps, o saber ‘mexer’ com um robô de uma forma quase intuitiva, é uma realidade cada vez mais comum entre as novas gerações. Não é difícil cativar as crianças e os jovens para estas atividades, porque é algo que os atrai, que os desperta, que os desafia, e que os ensina, de uma forma lúdica e divertida”, referiu Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque – Parque Tecnológico de Óbidos.

“O ensino da Programação, da Robótica, e de disciplinas como as ciências, as matemáticas ou as engenharias é, conforme tenho tido a oportunidade de referir, uma agenda que temos vindo a trabalhar nos últimos anos e que queremos consolidar. O Dia Academia deCode foi uma pequena mostra e um reflexo dessa agenda”.

No final, o balanço não poderia ter sido mais positivo, a avaliar pela apreciação dos mais pequenos. “Gostei de tudo, de todos os robôs”, afirmou-nos Eduardo Cardoso, uma das crianças presentes, tendo achado particularmente “engraçado” o Zowi, o pequeno robô que abriu o programa de apresentações com uma demonstração de dança.

Ponto alto deste dia foi também a corrida de robôs e ainda as batalhas de robôs “Sumo”. Os vencedores tiveram direito a prémios, criados no fab lab do Parque Tecnológico de Óbidos.

Presentes no evento estiveram alguns seniores do programa municipal “Melhor Idade” que se encontram a frequentar aulas de Informática no parque tecnológico.

“Acho muito engraçado. As novas tecnologias, os robôs, e a facilidade que os miúdos têm hoje em dia em mexer com estas coisas”, disse Belinha Mouga. “Em casa também temos robôs”, apontou, referindo-se aos pequenos e grandes eletrodomésticos. “Basta carregar num botão, e eles fazem tudo”.

Sobre a Academia deCode

O deCode – Academia de Programação e Robótica é um projeto educativo destinado a alunos dos 6 aos 18 anos que tenham interesse em construir jogos, animações interativas ou outras aplicações multimédia.

Liderado pelo Parque Tecnológico e pelo município de Óbidos, em parceria com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, tem como objetivo reforçar o ensino de disciplinas ligadas às áreas do futuro (engenharias, Programação Informática, Análise de Dados, etc.), potenciando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de competências e a aquisição de conhecimentos transversais a disciplinas como a Matemática, a Físico-Química, a Eletrónica ou a Mecânica.

“Com a transformação da economia, urge preparar o melhor possível as nossas crianças e os nossos jovens para uma nova realidade, altamente digital e tecnológica. O deCode tem justamente essa missão”, afirma Miguel Silvestre.

De referir que Óbidos assumiu o pioneirismo no ensino da programação para crianças e jovens através deste projeto, que soma mais de duas centenas de participantes.