Em Óbidos houve surf adaptado para 30 participantes

Iniciativa decorreu na Praia d’el Rey

420

A Associação Portuguesa de Surf Adaptado – SURFaddict esteve no concelho de Óbidos, na Praia d’el Rey, no passado dia 21 de Julho para mais um evento que permitiu a pessoas com mobilidade reduzida ou necessidades educativas especiais poderem usufruir desta prática desportiva. Esta foi uma ação inserida no programa municipal Óbidos + Ativo, desenvolvido pelo pelouro da Saúde e Bem-Estar, e que inclui a dinamização e fomentação do desporto e atividades físicas adaptadas.

Nesse contexto, o Município de Óbidos entrou em contacto com a Associação Portuguesa de Surf Adaptado Surfaddict, entidade de referência nacional, com o intuito de realizar no concelho um evento aberto a toda a população, quer fosse residente ou não, de férias, ou apenas de passagem pela zona.

Participaram, neste dia de sol e de ondas agradáveis, cerca de 30 “surfistas”, dos quais 20 zona Oeste (Óbidos, Peniche, Caldas da Rainha, Rio Maior) e 10 da Grande Lisboa. Houve ainda um participante de 10 anos de Penacova, distrito de Coimbra, que acompanha a Surfaddict desde 2013.

Para este evento foi melhorada a acessibilidade da Praia d’el Rey, para que o evento tivesse melhores condições.

Segundo o sítio da internet desta associação, a SURFaddict pretende criar um movimento (…) que permita às pessoas com deficiência desfrutarem do mar, baseando-se num princípio simples: dar formação às escolas de surf e criar entre a comunidade surfista, um grande movimento de voluntários.

A associação tem como fim a defesa dos direitos dos praticantes com mobilidade reduzida no acesso às praias e aos desportos de ondas, nas áreas da competição, recriação, desenvolvimento, ações de sensibilização, divulgação e proteção do ambiente, bem como a promoção nacional do surf junto daqueles praticantes.

Este ano, a Associação Portuguesa de Surf Adaptado já passou por em Lagos, Ponta Delgada, nos Açores, Lourinhã e, agora, Óbidos.

Apoios Locais: Município de Óbidos, Praia d’El Rey Marriott Golf & Beach Resort e Bombeiros Voluntários de Óbidos
Parceiros: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Federação Portuguesa de Surf