Seminários d’Óbidos analisam as transições do Mundo atual

Instituto Português de Relações Internacionais

218

No âmbito de uma parceria já iniciada em 2004, o IPRI-NOVA e a Câmara Municipal de Óbidos organizam, de 13 a 15 de Setembro, os Seminários d’Obidos dedicados ao debate, este ano, das “Transições”. Esta atividade contará com a presença de alguns dos mais destacados investigadores portugueses na área e terá lugar no Museu Municipal, em Óbidos.

O mito da ordem multilateral está a desfazer-se para dar lugar a uma configuração diplomática em que os Estados Unidos, a Rússia e a China ocupam o centro do sistema internacional – só a Europa Ocidental quer defender os valores do internacionalismo liberal. O mito da irreversibilidade das democracias liberais está a ser posto em causa pelo regresso dos nacionalismos e do culto do poder – as democracias europeias não são imunes à deriva autoritária. A impossibilidade de regressar ao passado é a única certeza no tempo das transições na política interna dos Estados, nas relações entre os Estados e no sistema de Estados.

O curso tem a duração de três dias, entre 13 e 15 de setembro, e é composto por seminários que incluem a apresentação de papers com trabalhos originais e comentados. No último dia decorrerá uma mesa redonda sobre a exceção portuguesa à emergência dos populismos.

A inscrição no curso está aberta à participação de todos os interessados, sendo que estudantes de Relações Internacionais, Ciência Política, Estudos Europeus e História terão prioridade. Os estudantes dos 1º e 2º ciclos dos cursos em Ciência Política e em Relações Internacionais, ao abrigo dos protocolos com a Universidade Lusíada de Lisboa e a FCSH-NOVA receberão 3 ECTS pela frequência do Curso e pela realização de um relatório para avaliação. Os estudantes de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra terão ECTS acreditados no Suplemento ao Diploma pela frequência deste Curso de Verão.

Cartaz
Curso (pdf)
Press Release (pdf)