“O sucesso dos nossos filhos depende da escola e dos pais”

Início do ano letivo 2018/2019 nas Escolas de Óbidos

144

Abriu oficialmente, hoje, 14 de Setembro, no concelho de Óbidos, o ano letivo 2018/2019. A primeira sessão de boas-vindas aconteceu no Complexo Escolar dos Arcos, às 08h30, seguindo-se os Complexos Escolares do Alvito, Furadouro e Escola Josefa de Óbidos. Os Jardins-de-Infância abriram portas às 09h00.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos deu as boas-vindas a toda a comunidade escolar, destacando “o caminho que Óbidos iniciou há três anos, com a celebração do contrato interadministrativo” entre a autarquia e o agrupamento, que permitiu agilizar uma série de processos e aumentar a autonomia da escola pública. “Hoje, há um novo decreto-lei [do Governo] que vem, de alguma forma, consubstanciar aquilo que nós já estávamos a fazer e, por isso, vamos continuar a aprofundar o nosso caminho”, revelou Humberto Marques. O autarca pediu, igualmente, “aos pais não esqueçam que a escola é um espaço de aprendizagem, mas muito do sucesso dos filhos depende dos pais, em casa”.

José Manuel Nascimento, vice-presidente da Comissão Administrativa Provisória, também deu as boas vindas a todos os alunos, pais, professores e restante pessoal, dizendo que “este é um dos dias mais bonitos na escola: quando recebemos aqueles que chegam pela primeira vez”. “O primeiro dia do primeiro ano é um dia muito marcante”, sublinha o professor, destacando também o dia da entrega dos diplomas, ao 12.º ano, “como o segundo dia mais bonito da escola”.

O responsável garantiu ainda que, “como sempre, o aluno está sempre em primeiro lugar”, assegurando que “o ano letivo está a começar dentro da normalidade”. José Manuel Nascimento revelou ainda que em 2018/2019 “há uma preocupação adicional com a segurança”. “Estamos a trabalhar com as forças de segurança e com a Proteção Civil para os planos de segurança de todas as escolas do Agrupamento”, afirmou.

Recorde-se que, este ano letivo, vão estar nas escolas de Óbidos quase 1400 alunos e cerca de 115 professores, nos diversos ciclos de ensino e espalhados pelos vários estabelecimentos de ensino do concelho.

Ano letivo 2018/2019