Corrida Mundial da Harmonia passa por Óbidos

Dia 5 de Outubro

283

A Peace Run 2018, a maior corrida de estafeta do continente europeu, entrou em Portugal no passado dia 1 de Outubro. Vilar Formoso foi a primeira vila a receber a Tocha da Paz, que durante uma semana vai percorrer cerca de 500 quilómetros em território nacional. Depois da vila raiana, os atletas vão passar por Guarda, Mangualde, Tondela, Luso, Anadia, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Leiria, Nazaré, Óbidos, Bombarral, Sintra e Lisboa, a última paragem.

Esta corrida pelos cinco continentes começou em Sófia, capital da Bulgária, no dia 27 de Fevereiro, e vai terminar pela primeira vez em Portugal.

A prova foi fundada em 1987 pelo professor e filósofo indiano Sri Chinmoy (1931/2007) com o objetivo de promover a amizade e a compreensão mundiais, unindo pessoas de diversas culturas e estilos de vida através de um evento global.

Chinmoy, que era também atleta, dedicou a sua vida a promover estes ideais, tendo organizado várias iniciativas para juntar pessoas de todo o mundo.

Ao longo de mais de três décadas, a Corrida Mundial da Harmonia – como também é chamada – recebeu o apoio de diversas figuras mundiais, incluindo o Nobel da Paz Nelson Mandela, o ex-presidente russo Mikhail Gorbachev, o Papa João Paulo II, o Arcebispo Desmond Tutu, Madre Teresa de Calcutá ou o Papa Francisco.

PEACE RUN | 5 OUTUBRO | ÓBIDOS
“Corrida pela Paz”
A maior corrida de estafetas do continente Europeu

14H00 – Atelier de Pintura de Azulejo  ” Mural pela Paz ” | Praça de Santa Maria
14H30 – Bem-vindo a Óbidos | Rotunda do Recheio, Gaeiras
14H45 – Receção dos Atletas pela comunidade local | Santuário do Senhor Jesus da Pedra
15H10 – Cerimónia Oficial  | Praça de Santa Maria
Peace Run Internacional, Salil Wilson e Devashishu  Torpy;
Município de Óbidos, Humberto Marques
Comissão Nacional da UNESCO, Rita Brasil de Brito e Anna-Paula Ormeche
15H30 – Grupo de Percussão e Metais dos Bombeiros Voluntários de Óbidos
16H30 – Inauguração da Exposição “Criar Paz” de Carlos Oliveira | Stone Hostel, Óbidos

Cartaz (pdf)