Chegou ao fim o Tour Elétrico Moveletur

Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais de Portugal e Espanha

227

Terminou a 1ª edição do Tour Elétrico Moveletur. Ao longo do mês de setembro, ao fim de semana, veículos elétricos realizaram percursos em 7 áreas naturais protegidas de ambos os lados da fronteira, com o objetivo de promover a mobilidade sustentável nestas regiões transfronteiriças de Portugal e Espanha.

O Tour Elétrico do projeto Moveletur passou pelo Parque Nacional Peneda-Gerês – Ecomuseu de Barroso, Parque Natural de Montesinho e a Reserva Natural da Serra da Malcata, em Portugal, e pelo Parque Natural Lago de Sanabria  y Sierras Segundera y de Porto, Parque Natural Arribes del Duero, Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e Parque Regional Sierra de Gredos, em Espanha, destacando o potencial de uma área total superior a 400 mil hectares.

Ao longo dos três fins de semana do Tour Elétrico Moveletur foram percorridos 795 kms em áreas de Espaços Naturais dos dois países. Contactaram com este projecto de sensibilização para a mobilidade sustentável, mais de 2000 pessoas. O percurso incluiu provas de degustação de produtos regionais dos dois países, jornadas de divulgação de veículos elétricos, visitas guiadas em bicicleta e circuitos lúdico familiares com bicicletas elétricas.

A iniciativa, sem fins lucrativos, foi promovida  pela Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, contando como parceiros espanhóis: a Ente Regional de la Energía de Castilla y León e a Diputación de Ávila, e como parceiros portugueses a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, a Câmara Municipal de Bragança, a ADIRBA – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso, e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Sobre o Moveletur

O MOVELETUR: “Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais” visa promover um modelo público, sustentável e limpo de disponibilização de veículos e bicicletas elétricas para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças entre Portugal e Espanha, criando uma rede de itinerários turísticos ‘verdes’ que conectem veículos elétricos a pontos de interesse naturais e culturais das áreas identificadas. Paralelamente, o consórcio pretende também capacitar empresários do sector turístico e empreendedores dos espaços naturais, no sentido de garantir uma nova oferta de mobilidade sustentável.

Entre outros, o Moveletur é caraterizado por um sistema de gestão remota de veículos elétricos, que teve como referência um modelo usado com sucesso na Região Oeste e desenvolvido pela OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques.