Óbidos celebra o centenário de nascimento de Odette de Saint-Maurice

11 de Novembro

156

O Município de Óbidos, através da Biblioteca Municipal, vai celebrar, no próximo dia 11 de Novembro, domingo, o centenário do nascimento da escritora Odette de Saint-Maurice (1918-2018).

Será inaugurada, às 14h30, uma exposição sobre a escritora que um dia disse “Escrevo com todas as cores da vida”. A mostra estará patente na Casa José Saramago (Pelourinho) e no dia da inauguração contará com a atuação do Coral Alma Nova. Estará patente até 30 de Novembro.

Também no dia 11 de Novembro, às 15h30, realizar-se-á um colóquio no auditório municipal da Casa da Música subordinado ao tema “Odette de Saint-Maurice no centenário do seu nascimento”. Serão convidados os compositores-interpretes Frei Vicente, o maestro Vitorino d’Almeida e Pedro Barroso e os atores Nunes Forte e Cecília Guimarães. A moderação será de João Carlos Costa.

Segue-se, às 18 horas, no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, uma Missa de Ação de Graças e, às 19 horas, um momento musical por Frei e Vicente, a que se deu o nome de “Canção em Viagem”.

Recorde-se que Odette de Saint Maurice foi casada com o médico pediatra Constantino Ferreira Esteves, de quem teve duas filhas, Maria Armanda de Saint-Maurice Ferreira Esteves e Maria José de Saint-Maurice Ferreira Esteves, sendo sogra de António Victorino de Almeida e avó materna das atrizes Maria de Medeiros e Inês de Medeiros. Após separação de Constantino Esteves retirou-se para Fátima, onde conheceu Frei Vicente, com quem viveu os seus últimos anos. Repousa em Óbidos onde vivia ao tempo de sua morte (fonte Wikipédia).

Cartaz