Óbidos testa evacuação de escola

Exercício nacional “A Terra treme”

1257

Eram 11h05 desta segunda-feira, 05 de Novembro, e a terra tremeu. Foi apenas um simulacro que decorreu a nível nacional e que, em Óbidos, envolveu os Complexos Escolares dos Arcos, Alvito e Furadouro, os jardins-de-infância e a Escola Josefa de Óbidos.

Tendo em consideração que a Escola Josefa de Óbidos necessitava de testar o plano de evacuação inerente às medidas de auto-proteção, ficou definido, para além do exercício “A Terra treme”, realizar-se um exercício de evacuação para testar o plano de evacuação total da Escola Josefa de Óbidos.

Para efeitos de implementação do plano de evacuação nesta escola, a Proteção Civil Municipal ministrou formação sobre evacuação a todos os alunos e professores da escola.

Recorde-se que o exercício nacional “A Terra treme” é promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Teve a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes foram convidados a executar os 3 gestos que salvam: Baixar, Proteger e Aguardar.

• Galeria (facebook)