Novo Banco cede obra de Josefa de Óbidos ao Museu Municipal de Óbidos

Cerimónia de assinatura do protocolo acontece dia 8 de Novembro

1871

O Novo Banco e o Município de Óbidos assinam, no próximo dia 08 de Novembro, pelas 11h45, no Museu Municipal de Óbidos, um protocolo para a cedência da obra “Natureza morta com cesto de folares, flores e pano bordado”, de Josefa de Óbidos, pertencente à Coleção de pintura do NOVO BANCO. Esta obra tem a particularidade da assinatura da pintora ser somente “Óbidos”, ficando agora depositada nesta localidade.

A assinatura do protocolo contará com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, José Pereira, e do CEO do Novo Banco, António Ramalho.

Josefa de Óbidos, uma das poucas e mais importantes mulheres pintoras do século XVII em Portugal, consegue, na sua obra, integrar e interpretar, com uma linguagem plástica muito própria, o espírito e estética barrocos. Forma-se na oficina do pai e trabalham em conjunto um repertório comum para determinados temas, como as naturezas mortas. Os modelos de cestos de cerejas, pratos de queijos e flores, taças com bolos e biscoitos, cestos com pão e folares eram replicados em diferentes composições, numa produção de caráter oficial.

Com este protocolo, e desde Janeiro, são já 19 as obras de grande relevo cultural colocadas em exposição permanente em 11 museus nacionais de várias regiões do País, desde Castelo Branco, Guarda, Guimarães, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Lisboa, Viseu, Torres Novas e agora em Óbidos.

Press Release (pdf)