Horta Comunitária de produtos biológicos aberta aos munícipes

Complexo Escolar do Furadouro

118

O Complexo Escolar do Furadouro vai criar uma horta comunitária, com o apoio das Juntas de Freguesia. A intenção é que qualquer munícipe possa ter acesso à horta e plante produtos biológicos.

Segundo o regulamento, já aprovado pelo Conselho Pedagógico, “a criação e implementação da ‘Horta Comunitária’ no espaço escolar, contempla o desenvolvimento de uma forte componente educativa através da apresentação, em espaço próprio, de ações de formação sobre técnicas de agricultura biológica, manutenção de espaço público, trabalho comunitário, compostagem e promoção ambiental”.

Os principais objetivos da ‘Horta Comunitária’ são “fomentar a prática da horticultura biológica como atividade de lazer; promover uma alimentação saudável com produtos biológicos; sensibilizar e educar a população para o respeito e defesa pelo ambiente; valorizar o espírito comunitário na utilização do espaço público e na manutenção do mesmo; promover atividades ambientais para as famílias; potenciar a utilização da compostagem e sensibilizar relativamente às questões dos resíduos”, lê- ainda no documento.

Pode candidatar-se a Utilizador da ‘Horta Comunitária’ qualquer munícipe, residente no concelho de Óbidos, mediante preenchimento da ficha de candidatura e dos elementos solicitados pelo Gestor do Projeto.

Os Utilizadores têm direito a dispor de um talhão de terreno cultivável, com aproximadamente 3,80 metros por 1,40 metros, para a prática de agricultura biológica, e ao uso comum de recursos, espaços e materiais, para a prática da atividade agrícola, nomeadamente compostor, sistemas de água, estacas, área de armazenamento, entre outras. O horário no Inverno será das 07h30 às 17h30 e no Verão das 07h30 às 20h30.