Derrocada da Rocha do Gronho, Praia do Bom Sucesso

Comunicado

2544

O Município de Óbidos, em Agosto deste ano, informou a Agência Portuguesa de Ambiente (APA), através da apresentação de imagens, para o perigo eminente em que se encontrava a Rocha do Gronho, localizada na Praia do Bom Sucesso, concelho de Óbidos.

A APA finalmente, na passada sexta-feira, 7 de Dezembro, e após o agravamento da instabilidade da Rocha do Gronho, tomou as medidas necessárias para a interdição daquela zona.

Esta interdição foi efetuada pelos Serviços Municipais de Proteção Civil, em consonância com a APA e com o impedimento de acesso decretado pela Capitania do Porto de Peniche.

Hoje, segunda-feira, dia 10 de Dezembro, após reunião realizada com estes serviços, foi estabelecido aprofundar as medidas cautelares, bem como combinada uma visita ao local para determinar as medidas adicionais de segurança a realizar, tendo em conta a grande instabilidade da falésia.

No entanto, aquando da deslocação das equipas para o local, verificou-se que a rocha tinha acabado de ceder por completo, cerca das 11 horas da manhã, não tendo provocado quaisquer vítimas.

Foi decidido manter a zona interditada face à grande quantidade de elementos rochosos que se encontra na praia do Bom Sucesso.

Os serviços estão a monitorizar toda a situação e logo que estejam reunidas as condições de segurança, aquela zona será reaberta ao público, não se prevendo que aconteça no curto prazo.

Situação antes da derrocada
Interdição na Praia do Bom Sucesso
Comunicado (pdf)