Qualidade de vida e saúde da população motivam atividades desportivas nas freguesias

Projeto Freguesias em Movimento

293

O concelho de Óbidos, dando cada vez mais valor a um estilo de vida mais saudável e de maior qualidade, encontra-se a dinamizar projetos de incentivo à prática de atividade física em algumas freguesias, disponibilizando aulas de diversas modalidades.

O plano “Óbidos + Ativo”, no qual se insere o projeto “Freguesias em Movimento”, de acordo com a vereadora Margarida Reis, pretende “estimular a participação de todas as entidades, desde freguesias, clubes, associações, empresas e população em geral em atividades de cariz desportivo e festas/eventos de saúde e bem-estar”, e, neste contexto, foram criadas iniciativas como aulas de Step, Zumba, Pilates, entre outras, disponíveis para os munícipes, a partir das suas próprias freguesias.

Ainda que algumas freguesias do concelho estejam a dar os primeiros passos na concretização deste plano, outras, refere Margarida Reis, “já estão organizadas neste caminho”.

É o caso da freguesia do Vau, que tem ao serviço da população aulas de exercício físico duas vezes por semana, disponíveis para crianças e adultos. Frederico Lopes, presidente da Junta de Freguesia, manifesta o seu contentamento com o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal, assegurando que a prática desportiva é hoje “uma necessidade para o ser humano pois é muitas vezes submetido a um sedentarismo, muito por culpa das tecnologias”. Refere ainda que o envelhecimento da população que afeta as freguesias resulta numa limitação para a prática de exercício físico, embora pretenda, com este projeto, contribuir para uma vida mais ativa da população.

Também a freguesia de A-dos-Negros deu início às atividades que fazem parte do projeto e a taxa de adesão foi de tal forma positiva que a mudança de local para um sítio mais adequado ao número de participantes já foi considerada.  A Junta de Freguesia demonstra vontade de fazer do A-dos-Negros + Fit parte integrante de uma estratégia que conta contribuir para uma freguesia e concelho mais saudáveis.

Dionísia Félix, Presidente da Junta de Freguesia da Usseira, atenta também que o exercício físico é não só um estímulo ao bem-estar físico mas também mental. Defende ainda a importância de cada freguesia disponibilizar as atividades desportivas pois proporciona à comunidade a oportunidade de participarem, sem terem de se deslocar para outros locais, o que poderia ser uma limitação.