Alunos de Óbidos apresentam livro feito por eles: “A Vila”

No âmbito do Feriado Municipal de Óbidos

261

Vai ser apresentado hoje, 8 de Janeiro, o livro “A Vila”, no Complexo Escolar do Furadouro. A realização deste livro foi coordenada pelo atelierista das Escolas d’Óbidos João Jorge, com o apoio do atelierista Pedro Basílio e da professora Lívia Rosado. Foi um projeto desenvolvido com os alunos do 4º G do Complexo Escolar do Furadouro, tendo o poema que está incluído no livro sido desenvolvido pelo 4º A do Complexo Escolar dos Arcos, com o apoio da animadora Marta Santos.

No livro, foi utilizada uma técnica mista, com fotocópias de desenhos e fotografias realizadas pelos alunos na vila de Óbidos. Numa primeira fase, houve uma visita à vila de Óbidos para desenhar e fotografar livremente aspetos da Vila que os alunos achassem interessantes. Depois fotocopiaram os esboços e imprimiram as fotos. Com recurso à colagem de fotos e desenhos, criaram as suas ilustrações, que fazem parte deste livro e usaram pastel de óleo para dar cor em algumas zonas do trabalho. Por último fizeram observações sobre os locais retratados.

Trata-se de mais um livro feito pelos alunos de Óbidos, num total, até à data, de 3 publicações: “O Castelo”, “A Lagoa” e, agora, “A Vila”.