Jovens voluntários do projeto Missão País em Óbidos

De 03 a 10 de Fevereiro

159

Na semana de 3 a 10 de Fevereiro, um grupo de jovens universitários, que integra o projeto Missão País, estará em Óbidos, na freguesia da Amoreira, a prestar apoio social e de voluntariado à população.

Durante a semana da missão, os grupos, com cerca de seis pessoas cada, irão estar a desenvolver várias atividades que os aproximam da população. Uma delas é a missão “porta a porta”, em que os voluntários vão a casa das pessoas disponibilizar o seu tempo para as auxiliar em algumas tarefas, se necessário, ou apenas para lhes fazer companhia. Também realizarão voluntariado no centro de dia, acompanhando os idosos, assim como na escola, a dar aulas de catequese e a brincar com as crianças nos intervalos. Acresce que irão também colaborar com a Associação Just a Change na reabilitação de uma casa. Durante a missão irá, também, ser preparada uma peça de teatro para apresentar à comunidade no final da semana. Dado que a Missão País assenta numa vertente católica, e dedica alguns momentos do dia à relação com Deus através da oração, os grupos de voluntários convidarão as pessoas com que se cruzarem para o Terço e para a habitual celebração da Missa, bem como para a vigília de oração.

Para além de todas estas atividades, são realizadas também muitas ações de rua, com cânticos, que visam chegar às pessoas locais e mostrar-lhes a força e disponibilidade dos jovens voluntários.

Recorde-se que a Missão País é um projeto de jovens universitários desenvolvido todos os anos em várias universidades de Portugal, que tem como objetivo aproveitar as férias dos estudantes entre o primeiro e o segundo semestre para desenvolver ações de caráter social e solidário, em algumas localidades do país. Nascida em 2003, a Missão País surgiu da vontade de um grupo de estudantes de entregar parte do seu tempo a missões voluntárias e de ter na sua faculdade algo que os aproximasse de Deus.