Veteranos do Bairro triunfam em Roma, com bênção do Papa Francisco

Estádio Pio XI - Cavalieri di Colombo, 22 de fevereiro de 2019

1126

Os Veteranos do Bairro deslocaram-se a Roma (Itália) para defrontar uma equipa local, Amici Della Chape, recentemente designada Aliança Luso-brasileira do Colégio Pontifício Português. O encontro disputou-se no Estádio Pio XI – ilustre Academia da AS Roma – e o resultado final cifrou-se num 1-5 triunfante para a equipa portuguesa.

Entre os dias 21 e 24 de Fevereiro de 2019 os Veteranos do Bairro realizaram uma viagem a Roma num misto de desporto, cultura, espiritualidade e lazer. De Óbidos saiu uma comitiva de 30 pessoas, entre jogadores, famílias e alguns apoiantes.

Em Roma tinham à sua espera um ilustre e honroso anfitrião: o também obidense, e natural do Bairro Senhora da Luz, Padre David Palatino, representante da equipa romana. Um anfitrião multifacetado porque pôs em prática uma atividade resultante da sua formação de base, guiando o grupo pelos locais mais emblemáticos da cidade; porque jogou futebol, paixão partilhada com o irmão e com todos os Veteranos do Bairro; e porque abriu as portas da sua casa, do Vaticano e da cidade romana, para partilhar a sua Fé e para celebrar a partilha e a amizade que une este fantástico grupo.

A equipa teve ainda a honra de ser recebida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e de receber uma benção apostólica do Papa Francisco.

Do jogo não há muito para contar pois as histórias que emergem dos 4 dias de estada em Roma sobrepõem-se completamente ao aspecto competitivo. Fica apenas para os registos os dois golos plenos de oportunidade de Carlos Ferreira servido por César e por Stijn, o golo do Capitão Luís Cláudio a passe de Palatino, o bis de Marco Palatino a passe de Ilídio e pelo meio, o golo de honra da equipa italiana, por ironia do destino, ou talvez não, a ser apontado por David Palatino.

Ficam na memória as visitas a monumentos distintos como são o Vaticano, o Coliseu, a Fonte di Trevi, o Panteão Romano, o Monte Palatino, a Piazza Campi de Fiori, ou o Monumento Vittorio Emanuel. Muitas foram as caminhadas ao longo das margens do rio Tibre, as refeições com pizza e pasta e os momentos de convívio e partilha.