Lançado programa “Start Be Radical” com aulas de Parkour e Free Running

Associação para o Desenvolvimento Comunitário do Concelho de Óbidos

137

A Associação para o Desenvolvimento Comunitário do Concelho de Óbidos, lançou no passado dia 23 de Fevereiro o programa START BE RADICAL. Um programa que pretende fortalecer a sua atividade assente no desenvolvimento de desportos menos convencionais, sejam eles de competição, aventura ou lazer. O Parkour e Free Running foram as primeiras modalidades a integrar o mesmo e a sessão de demonstração teve lugar pelas 14H30H no Pavilhão da Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense onde contou com a presença de muitos interessados.

Segundo Ricardo Duque, presidente da Associação, “O programa START BE RADICAL, é um programa intergeracional que pretende proporcionar a toda a população, a prática de desportos menos convencionais, que atualmente são desenvolvidos maioritariamente em contexto urbano.

Através da prática de desportos radicais como o skate, os patins, a trotineta, o Parkour, o Free Running, a BMX e outros, pretendemos mostrar a toda a comunidade que é possível correr riscos, passar momentos divertidos, sentir a adrenalina de forma saudável, sem que estes estejam associados a comportamentos tradicionalmente negativos.

Iniciámos este programa com a apresentação do Parkour e Free Running. O elevado número de pessoas que quiseram experimentar e demonstraram o seu interesse, traduziu-se numa enorme surpresa, desafiando toda a equipa ao desenvolvimento integrado destas modalidades na realização de uma academia e eventualmente a realização de um pequeno parque radical, permitindo a prática das mesmas de forma segura, num espaço de lazer, convívio e partilha.”

Rodrigo Fonseca, membro responsável pelo programa, destacou que “ambas as modalidades são acessíveis a todos e possibilitam o auto-conhecimento do corpo e da mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora e equilíbrio, ao mesmo tempo que desenvolvem a concentração, força de vontade, determinação e coragem. Qualidades que favorecem a qualidade de vida educando crianças, jovens e adultos ávidos de novas experiências.”

Cristóvão Morais, professor responsável pelas aulas de Parkour e Free Runing, referiu que “estas modalidades têm diversas influências e pretendem acima de tudo a utilização das habilidades e capacidades corporais para superar obstáculos e desafios. As mesmas proporcionam mais segurança a quem as pratica, não apenas na sua movimentação, mas também na sua auto-estima e autoconfiança.

As aulas irão decorrer no pavilhão da Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense, duas vezes por semana. Segundas-feiras entre as 17H30 e as 19H e sábados entre as 14H30 e as 16H. Inscrições em: geral@espaco-o.com ou em www.facebook.com/espaco.ativacao/.