Biblioteca da Josefa de Óbidos organiza palestra sobre lagoa de Óbidos

Projeto Ler+ Mar

146

No âmbito do projeto Ler+ Mar a biblioteca escolar da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos organizou uma palestra para os alunos do ensino básico e secundário profissional, subordinada ao tema “A lagoa de Óbidos e os seus ofícios”. Os convidados foram o mariscador Valdemar Lopes, do Vau, e a pescadora Maria Helena Ganhão.

Com esta atividade os alunos tiveram a oportunidade de ficar a conhecer o dia-a-dia de quem trabalha diretamente na lagoa, aproveitando ainda para colocar diversas questões relacionadas com a poluição, a abertura e o encerramento da lagoa, as espécies capturadas ou artes utilizadas. Os convidados trouxeram consigo diversas ferramentas e redes, exemplificando com bastante realismo os procedimentos usados na pesca e apanha do marisco.

Para concluir a poetisa popular Maria de Lurdes Oliveira interpretou “Ambiente e Poluição” num formato de cantiga à desgarrada. Esta apresentação – em registo de “ensaio” já que a versão final será incluída no festival “Torrente, Mar P´ra Pular” – foi bastante aplaudida pelos presentes.

Recorde-se que o Ler+ Mar é um projeto que desafia as escolas a procurarem estratégias de leitura de natureza literária, científica ou histórica, a desenvolver múltiplas literacias e a sensibilizar a comunidade educativa para o desenvolvimento sustentável do oceano e dos recursos marinhos. O projeto apresentado pela biblioteca escolar da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos foi um dos dez selecionados a nível nacional.