Óbidos celebra o Dia Mundial da Poesia

Dia 21 de Março

1660

O Dia Mundial da Poesia assinala-se anualmente no dia 21 de Março e é o momento de celebração dos nossos poetas e de uma das mais importantes formas de expressão cultural e linguística da Humanidade. A poesia, presente em todas as culturas e em todos os continentes, toca a nossa humanidade comum e os nossos valores partilhados, podendo transformar o mais simples poema num poderoso catalisador do diálogo intercultural e da paz.

É uma forma de arte que, mais do que qualquer outra, demonstra o poder transformador das palavras.

O Dia Mundial da Poesia foi declarado, pela primeira vez, pela UNESCO durante a sua 30.ª conferência em Paris, em 1999, com o objetivo de promover a diversidade linguística através da expressão poética e criar oportunidades para línguas em perigo serem ouvidas.

Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, Óbidos Cidade Criativa da Literatura, e as suas congéneres por todo o mundo, associaram-se através da realização de eventos literários nas 28 cidades que integram este cluster.

Em Óbidos, iremos assinalar este dia com a inauguração de uma exposição dedicada a esta temática intitulada “Memórias Escritas dos Nossos Poetas”, a ter lugar na Casa José Saramago, pelas 14h30, no dia 21 de Março.

Numa ocasião em que tanto se fala em Património Imaterial, a preservação da nossa identidade cultural, das nossas tradições e dos nossos saberes assume grande importância.  É nesta perspetiva que a valorização do património bibliográfico obidense se impõe, considerando a sua enorme riqueza. Esta exposição estará patente entre 21 de Março e 30 de Abril.

Integrada nesta atividade decorrerá também a apresentação de um caderno de poemas intitulado “De mãos dadas” realizado pelos alunos do 4º A do Complexo Escolar dos Arcos, sob orientação da professora titular e da animadora Marta Santos. Este trabalho surge de uma atividade entre avós e netos. A participação efetiva da família é algo que tem vindo a ser desenvolvido desde o primeiro ano desta turma e integra o projeto CASA, que está inserido no projeto educativo da Fábrica da Criatividade, do Serviço Educativo do Município de Óbidos.

Cartaz