Óbidos no top 25 nacional dos melhores concelhos para visitarÓbidos surge no top 25 do ranking nacional e no 5.º lugar na Região Centro num estudo, divulgado hoje, 4 de Abril, que mede como os municípios são vistos e classifica o desempenho da marca dos concelhos em três categorias: "Negócios", "Visitar" e "Viver". O concelho de Óbidos, na categoria “visitar”, sobe seis posições em relação ao último estudo, posicionando-se nos 25 melhores concelhos do País para fazer turismo.

Para o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “esta classificação é o resultado de um trabalho que tem vindo a ser feito desde 2002”. Humberto Marques afirma que “O Festival Internacional de Chocolate, cuja primeira edição aconteceu em Novembro de 2002, é uma marca fortíssima e acabou por acrescentar valor a outros eventos, como o Mercado Medieval ou o Óbidos Vila Natal”. O autarca referiu ainda o passo importante de “qualificar a marca Óbidos com o surgimento do projeto Óbidos Vila Literária, que veio trazer outro tipo de turismo para o concelho”.

Humberto Marques destaca ainda o facto de em Abril de 2013 ter havido uma alteração ao Plano Diretor Municipal de Óbidos. O PDM permitia a instalação de 39 mil camas turísticas, numa área de 2 mil hectares, e esta alteração reduziu para 20 mil camas, numa área de 4.200 hectares”. Uma redução que o presidente da Câmara Municipal de Óbidos considera ser única em toda a Europa. “Esta mudança veio trazer mais qualidade ao nosso Turismo”, garante.

Por seu lado, Filipe Roquette, diretor-geral da Bloom Consulting em Portugal, em declarações à Antena 1, afirmou que Óbidos fez “um trabalho tremendo, o que lhe dá, no ranking “visitar”, o 5.º lugar na Região Centro e o 25.º lugar no ranking nacional de turismo”. O responsável disse ainda que “é importantíssimo este posicionamento que tem vindo a ser tornado por Óbidos, pela escolha dos turistas e por esta procura espontânea que existe”.

Este estudo anual, que vai na sua quarta edição, foi elaborado pela consultora Bloom Consulting. Segundo o relatório já disponível online, a consultora baseia este seu estudo anual – Portugal City Brand Ranking – num algoritmo composto por três variáveis-chave utilizadas para analisar o sucesso da marca dos 308 municípios portugueses, bem como o seu desempenho relativo entre eles. Esta metodologia utilizada avalia a variável económica, turística e social, representada por dados estatísticos, a variável da procura, pelas pesquisas online, e a variável da performance on-line, através dos sites e redes sociais de cada município.

- Portugal City Brand Ranking (pdf)

- Press Release (pdf)

 

Notícias

next
prev