Óbidos inaugura Espaço de Integração Multicultural No próximo dia 21 de Maio de 2017, domingo, pelas 10 horas, o Espaço Ó irá abrir portas ao Espaço de Integração Multicultural (junto à Porta da Vila). Este espaço tem, como principais valores, a sustentabilidade, a colaboração, a troca de experiências, a valorização de competências e a integração multicultural.

Inserido na estratégia territorial do Município de Óbidos, esta estrutura é dinamizada pelo Espaço Ó, Silver Coast Volunteers, Gabinete de Inserção Profissional, Empreendedores do Programa Ativa-te, programa municipal Melhor Idade e Guias de São Lourenço.

O Espaço de Integração Multicultural demonstra as principais aptidões locais e pretende “fazer a ponte” com os Centros de Convívio Melhor Idade, colocando em contacto fazedores, artistas, designers, consultores, avós e netos.

Espaços como este não só ajudam a desenvolver culturalmente as comunidades, com a promoção dos produtos endógenos e dos saberes, como socialmente, com a partilha do saber fazer e a interação dos nossos e dos que escolhem o nosso território para viver.

Recorde-se que o Espaço de Integração Multicultural de Óbidos foi apresentado no 2 de março. Vai funcionar no edifício junto à Porta da Vila e pretende ser um local de encontro, de parcerias e de partilha de experiências entre a comunidade local e a comunidade de estrangeiros que vive no concelho de Óbidos.

Este espaço vai ser dinamizado pela Câmara Municipal de Óbidos, com o apoio, entre outros, da recém-criada associação “Silver Coast Volunteers” [Voluntários da Costa da Prata], uma entidade que junta os estrangeiros a viver no território de Óbidos. O objetivo é, acima de tudo, a partilha de competências entre comunidades, mas também um espaço onde os estrangeiros podem ajudar outros estrangeiros, que queiram vir viver para a região, a adaptar-se e a perceber o modo de vida português, nas suas diversas componentes.

Programa - 21 de Maio

• 10h00 - Abertura da loja
• 14h00 - Informação sobre o Drop in Center - Serviço de Informação e Integração Expat (Silver Coast Volunteers) e o CLAI - Centro Local de Apoio ao Imigrante (GIP - Vanessa Rolim)
• 15h00 - “Batismo da Rainha” - uma criação artística colaborativa, com Natacha Faria, Sónia (Duas de Mão), Lina (pintura no feminino), Poeta Rendeira, Joana (Espaço Ó), animadores do programa Municipal Melhor Idade e várias Entidades
• 15h30 - Visita acompanhada à loja, com a apresentação dos produtos e entendimento dos processos. (entidades e convidados)
• 16h00 - Lanche multicultural: bolos Silver Coast Volunteers, produtos tipicamente portugueses, cozinha do Nepal e cozinha Ucraniana, entre outros.

- Press Release (pdf)

 

Guardar

Notícias

next
prev