Melhor Idade: Atividades Intergeracionais em Óbidos

A convite do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, e no âmbito das atividades intergeracionais que têm vindo a ser desenvolvidas, o Melhor Idade aceitou integrar uma parceria tendo em vista uma candidatura ao Projeto Rede de Escolas Solidárias da Fundação EDP, que previa a concretização de um conjunto de ações subordinadas ao tema "Partilhas de Saberes e Sabores".

Durante os meses de Março e Abril, os utentes dos Centros de Convívio do Pinhal, Arelho e Carregal e Gaeiras dinamizaram um conjunto de atividades com os alunos dos cursos profissionais de cozinha, restauração e pastelaria em que se propunham partilhar conhecimentos e práticas através da criação de momentos de tertúlia nos Centros de Convívio e nas instalações da Josefa.

Em momentos diferentes, os utentes dos Centros de Convívio do Pinhal e Arelho e Carregal, deslocaram-se às instalações da Josefa onde, em conjunto com os alunos, elegeram receitas antigas que, posteriormente, foram confecionadas com um toque de modernidade. Para lá da confeção, as refeições eram degustadas em conjunto, constituindo verdadeiros momentos de tertúlia e de partilha de conhecimentos gastronómicos.

Outra das atividades dinamizadas consistiu em levar um grupo de alunos ao Centro de Convívio das Gaeiras para um momento que ganhou a forma de tertúlia, onde idosos e jovens falaram sobre o tema do "namoro" tendo sido relatadas as vivências antigas e modernas sobre este tema.

 

Notícias

next
prev