Faleceu a pintora Romarina PassosO Município de Óbidos informa que a pintora Romarina Passos faleceu na madrugada desta segunda-feira, 10 de Julho, vítima de doença cardíaca. O executivo municipal, através do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, apresenta à família enlutada e às pessoas próximas os seus mais profundos sentimentos.

Humberto Marques afirma que a morte de Romaria Passos “é uma perda muito grande para Óbidos, para a Cultura e para a Educação do Concelho”. A pintora era responsável, nos últimos anos, pelo projeto “Pensar Colorido”, que visava a educação artística da comunidade e que procurava disponibilizar ao público um conjunto de propostas de sensibilização para as artes plásticas.

Recorde-se que Romarina Passos foi homenageada pela Câmara Municipal de Óbidos, em 2011, com a medalha de mérito municipal, por ocasião das celebrações do Feriado Municipal, a 11 de Janeiro, “pelos seus altos préstimos em prol da Cultura e Educação”.

Romarina Passos nasceu a 10 de Maio de 1945, em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil. Em 1990 decide fixar-se em Portugal onde continua o seu ateliê e se torna ilustradora do Instituto Piaget, de Lisboa.

Em 1995 pinta várias aguarelas para imortalizar Óbidos. É convidada a pintar linhos com a Coroa Portuguesa para o projeto “Óbidos de vez em quando” – a renda, o bordado e o azulejo na tradição portuguesa.

Ao longo da sua carreira, conta com cerca de 20 exposições individuais e com mais de 30 participações em exposições coletivas em alguns países da Europa e da América. Nos últimos 20 anos a pintora Romarina Passos ensinou a “Pensar Colorido” a milhares de crianças e jovens.

- Comunicado (pdf)

Notícias

next
prev