Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos em votação

A proposta de criação de um Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos está a votos no âmbito do Orçamento Participativo de âmbito nacional, com verbas do Orçamento de Estado. A ideia foi apresentada por Ana Costa Leal, presidente do Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania, estando o projeto orçado em 104 mil euros. A sua votação é essencial para que este projeto possa avançar.

Segundo o site do Orçamento Participativo, onde todos poderão votar para que este projeto seja uma realidade, pretende-se “a criação de um centro interpretativo que, tendo a Lagoa de Óbidos como tema central, permita abordar, divulgar e estudar diversas áreas do conhecimento como a ecologia, biologia, história, sociologia, etnologia”.

“A Lagoa de Óbidos, marca a sua presença em dois concelhos e constitui-se como que um museu em si própria, resultado de uma evolução em que a presença humana convive com aspetos naturais desde há muito tempo. O Centro de Interpretação deverá ter um carácter inovador, fugindo ao tipo de conceção habitualmente associada a estas realizações. Procura-se, deste modo, criar uma estrutura mais dinâmica onde, para além de uma estrutura central, possam coexistir polos temáticos disseminados pela área, indo ao encontro do visitante, convidando-o a explorar a área em todas as suas vertentes e desafiando, em simultâneo, os habitantes a partilhar os seus saberes, valores e experiências.”

“O projeto constitui-se assim como uma instalação de intervenção multidisciplinar, com uma vertente fortemente educativa, centrado na recolha e partilha de conhecimento, onde questões culturais, históricas e ambientais se cruzam com atividades humanas de agricultura, pesca e turismo. O Centro poderá assim afirmar-se como um futuro polo dinamizador da região, contribuindo para a sua divulgação e desenvolvimento sustentável.”

A votação para que este projeto avance pode ser feita através da conta de facebook do Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania, que, tal como o link em baixo, vai direto ao projeto. Poderá ainda fazer essa votação por SMS para o nº 3838 e votar no projeto nº 268. Qualquer pessoa tem direito a 2 votos: 1 regional (da sua região) e outro nacional. Nesta votação terá de apresentar o número do seu cartão de cidadão.

Ajude a tornar este Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos uma realidade.

Vote em https://opp.gov.pt/projetos/todos/268-centro-de-interpretacao-para-a-lagoa-de-obidos.

 

Notícias

next
prev