Simpósio dos CastelosNo âmbito das Comemorações dos 500 anos da Fundação da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos, realiza-se nos dias 1 e 2 de Julho o primeiro Simpósio de História e Arte da Misericórdia, contando com a presença de vários especialistas na matéria.

O facto de se realizar nesta data está também associado à comemoração do dia 2 de Julho (Dia de Nossa Senhora da Visitação), muito importante para as Misericórdias, por durante muito tempo ter sido o dia de eleição dos órgãos da Misericórdia.

Óbidos presente na FIA25 de Junho a 3 de Julho

O Município de Óbidos vai estar presente na FIA Lisboa – Feira Internacional de Artesanato, que decorre de 25 de Junho a 3 de Julho, no Parque das Nações, em Lisboa.

Os artesãos de Óbidos vão estar no stand do Turismo do Oeste (TO), única Entidade Regional de Turismo presente na FIA. O stand do TO (1F05) ficará situado no pavilhão 1 da Feira.

Mercado MedievalMercado Medieval de Óbidos celebra 10 anos

O Mercado Medieval irá decorrer de 07 a 24 Julho 2011 (apenas aberto de 5ª feira a Domingo) na Vila de Óbidos, mais propriamente na Cerca Velha – antigo campo de treino de cavaleiros e escudeiros deste reino. É aqui, local privilegiado pela sua ambiência tosca, que o visitante começa a viagem no tempo por entre tabernas de comes e bebes, artesãos e mercadores oriundos dos 4 cantos de Portugal e de alguns países da Europa.

JA11Óbidos Junho das Artes 2011

23 de Junho
18h Conversa sobre o filme “La Pyramide Humaine” de Jean Rouch, 1959 - filme do qual a obra "The Four Chambered Heart"  de Filipa César, em exposicao na Galeria novaOgiva, parte.
Galeria Casa do Pelourinho

Telmo FariaNuma velha adega em terra batida de ÓBIDOS começa hoje a conferência da rede Clusters Criativos em Territórios de Baixa Densidade e que envolveu cidades do Reino Unido, Espanha, Itália, Roménia, Finlândia e Hungria. Para além de uma intensa cooperação, foi possível demonstrar alguns objectivos que são particularmente pertinentes na difícil conjuntura que Portugal atravessa.

Creative FootprintConferência final da rede europeia Clusters Criativos

“Deve ser criada uma plataforma governamental ao nível da economia da criatividade, porque as economias criativas têm estado sem planos de acção concretos”, disse Telmo Faria, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, durante a conferência final da rede europeia Clusters Criativos em Áreas Urbanas de Baixa Densidade, do Programa Europeu URBACT II. A conferência decorreu na passada quinta-feira, dia 9 de Junho, em Óbidos.

Subordinada ao tema “Creative Footprint – The next big step will be a lot of small steps”, esta iniciativa juntou um vasto conjunto de especialistas das áreas criativas, vindos de vários países da Europa.

Seminário de ÓbidosO Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa - IPRI-UNL e a Câmara Municipal de Óbidos organizam o VIII Curso de Verão. Este ano, com o tema, “O Fim da URSS e o Futuro da Rússia”. O evento terá lugar entre os dias 16 e 18 de Junho, no Museu Municipal de Óbidos.

Os Seminários de Óbidos têm como objectivo impulsionar o debate sobre a Europeização. Permitir a troca de conhecimentos entre académicos nacionais e estrangeiros, bem como o acesso de estudantes e investigadores nacionais aos trabalhos mais recentes sobre as matérias em análise e promover a compilação e publicação de documentação essencial sobre a temática em estudo, com o objectivo de auxiliar futuros projectos de investigação.

Notícias

next
prev