Complexos EscolaresO ano letivo 2011-2012 inicia-se em Óbidos, no dia 15 de Setembro, com a receção aos alunos, pais e professores, nos 10 Jardins de Infância, 3 Complexos Escolares (Complexo do Furadouro, Alvito e Arcos) e na EB 2,3/S Josefa de Óbidos.

Com a conclusão do ordenamento do ensino básico, através da abertura dos Complexos Escolares, sendo que o dos Arcos foi reconhecido como escola-modelo pelo Centro para Ambientes de Aprendizagem (Centre for Effective Learning Environments – CELE), estrutura da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico),  inauguramos, este ano, o novo Jardim de Infância da Usseira, numa obra de ampliação e requalificação da antiga Escola do 1º Ciclo do Ensino básico desta freguesia.

LagoaO Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Telmo Faria e Humberto Marques, reuniram-se, na passado dia 29 de Agosto, com a Ministra da Agricultura, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas. Em cima da mesa estiveram os problemas da Lagoa de Óbidos e a construção da Rede de Rega das Baixas de Óbidos, associada à barragem do Rio Arnóia.

TEDO Parque Tecnológico de Óbidos e o Município de Óbidos estão a apoiar a organização do primeiro TEDx Jovem, em Portugal. O evento realiza-se no abc – apoio de base à criatividade, Convento de São Miguel, Gaeiras, Óbidos, no dia 1 de Outubro, sob o tema "O mundo que vamos herdar".

A organização é liderada por Marta Gonzaga e Manuel Forjaz, sob licença TED. Esta licença é atribuída pela organização norte-americana criada em 1984 para a organização das conferências TED – Technology, Entertainment and Design, que tem assumido um papel central, nas últimas décadas, no campo da criatividade e da inovação.

mãos no barroVai estar patente até 30 de Setembro, na Galeria da Casa do Pelourinho, em Óbidos, a exposição “Mãos no barro em Óbidos”.

Nesta mostra, podemos descobrir a imaginação  e o saber que os artesãos nos proporcionam em cada pequeno objecto criado.

Num período em que a vila de Óbidos acolhe muitos e muitos visitantes, que procuram sentir as raízes históricas de Portugal, degustam os sabores dos produtos desta região, deliciam-se com o sol e a luz deste burgo, nada mais interessante do que terem um encontro com 3 dos elementos incontornáveis da relação do Homem com a natureza – a terra, a água e o fogo.

ÓperaVII Festival de Ópera de Óbidos

O VII Festival de Ópera de Óbidos encerra nos próximos dias 13 (sábado) e 14 (domingo) de Agosto, com duas apresentações da ópera “Carmen”, de Bizet. Terá lugar na Cerca do Castelo, com início às 21h30.

A ópera Carmen foi encomendada por Du Locle e De Leuven, directores da Opéra-Comique de Paris. Bizet propôs basear-se na obra homónima de Prosper Mérimée, escrita em 1845.

Escavações ArqueológicasDiversos vestígios dos períodos Pré-histórico e Romano foram recentemente encontrados numa intervenção de emergência, realizada pela equipa de arqueólogos da Câmara Municipal, na Granja, A-da-Gorda, no concelho de Óbidos. Bifaces (instrumentos pré-históricos) e diversas cerâmicas romanas são alguns dos materiais encontrados.

Esta intervenção de emergência teve o seu início em meados de Maio, quando um munícipe promovia trabalhos de remoção de terras naquele local, com o objectivo de preparar o terreno para a plantação de um pomar.

Festival de Ópera de Óbidos“As Quatro Estações” obra mais famosa de Vivaldi, composta em 1723, e das mais populares peças de música barroca, abriu o VII Festival de Ópera de Óbidos. O concerto decorreu no passado sábado, dia 30 de Julho, no Convento de São Miguel, Gaeiras, com lotação esgotada.

O Festival de Ópera de Óbidos regressa no próximo dia 6 de Agosto (sábado) com o Grande Concerto de Beethoven, com Pedro Burmester e a Orquestra Filarmonia das Beiras. A ópera acontece na Cerca do Castelo, às 21h30.

Notícias

next
prev