Actividades Complexo Escolar do Alvito

Stand up Paddle Board na Barragem do Arnóia

1191

O Complexo Escolar do Alvito preparou, no último fim-de-semana, uma manhã de Stand Up Paddle Board na Barragem do Arnóia, para todos os membros da comunidade escolar e outros representantes do município.

Este desporto moderno, que consiste no deslizamento na água, em que o praticante utiliza um remo para se mover em pé numa prancha, fez sucesso entre os diversos participantes, desde crianças a professores e encarregados de educação.

Com este resultado positivo, espera-se a organização de mais actividades do género para breve.

Stand up Paddle Board na Barragem do Arnóia Dias Europeus do Sol Horta Alvito

Complexo do Alvito celebra Dias Europeus do Sol

Foi com uma largada de balões que o Complexo Escolar do Alvito comemorou o Dia Europeu do Sol, num dia de céu limpo e de sol.

Esta iniciativa, organizada em conjunto com o Gabinete de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Óbidos, teve como objectivo a promoção da utilização da energia solar pela Europa, como fonte significativa de energia e, simultaneamente, a sensibilização da comunidade local para esta causa.

Para além da largada de balões, esta acção contou também com uma sessão fotográfica como forma de assinalar o momento.

Hora do Alvito

O Projecto Horta do Alvito está a ser concebida com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos alunos, e que é possível promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens de escolas e comunidades, por meio das hortas escolares, incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.

Desta forma também há a promoção de uma “Educação Sustentável” integrada na linha de pensamento actual, de se criar uma escola aberta e dinâmica que permita ao aluno participar activamente no seu processo de aprendizagem, numa perspectiva de actor principal e não de mero espectador.

Este projecto tentará que a criança desenvolva as suas capacidades cognitivas e as competências que lhe permitirão praticar uma cidadania responsável e consciente, não pensando apenas nas consequências dos seus actos ambientais do presente, mas pensar no que pode melhorar para proteger o ambiente no futuro. Sendo um projecto de carácter ambiental, facilita o cruzamento dos conhecimentos nas várias áreas do saber, evitando cingir-se à problemática de uma única ciência.

Press Release (pdf)