Ateliê de Trajes Medievais

Ateliê de Trajes Medievais amplia guarda-roupa do Mercado Medieval

1995

Decorre até ao próximo dia 29 de Julho, em Óbidos, um ateliê/curso sobre Trajes Medievais, numa parceria entre a empresa municipal Óbidos Patromonium e o CIVEC – Centro de Formação para a Indústria do Vestuário e Confecção.

O ateliê tem a duração de 300 horas, com 50 horas de iniciação à costura, 25 horas de iniciação à confecção de peças, 50 horas de modelação de camisas, 25 horas de montagem de camisas, 50 horas de modelação de vestidos e 50 horas de preparação, montagem e acabamentos de vestidos.

As unidades de formação que integram este curso permitirão ao formando adquirir competências para efectuar as operações de modelação, corte e confecção relativas à execução de camisas, saias e vestidos da época medieval.

Os formandos que integram este ateliê pertencem às associações do Concelho de Óbidos e têm idades compreendidas entre os 25 anos e os 68 anos, num total de 10 formandos, dos quais 2 são do sexo masculino.

Ateliê de Trajes MedievaisO objectivo é renovar e ampliar o guarda-roupa do Mercado Medieval de Óbidos e, em simultâneo, dar oportunidade às associações locais de aprofundarem conhecimentos nesta área, podendo contribuir para uma profissionalização da confecção de trajes medievais.

Os trajes que estão a ser confeccionados serão utilizados por visitantes, figurantes e participantes nas Ceias Medievais, no decorrer do Mercado Medieval de Óbidos deste ano.

Os modelos são essencialmente trajes de Burguesia e Povo, Cavaleiros e Clero.

Press Release (pdf)