Dia Internacional dos Museus, em Óbidos

Trabalho de conservação na peça “Cristo Ressuscitado” começou hoje

921

Deu-se hoje início ao trabalho de conservação da obra de arte “Cristo Ressuscitado”, uma das mais importantes peças artísticas de Óbidos, exposta no Museu Municipal. Esta iniciativa surgiu no âmbito do programa de voluntariado, a decorrer desde Março, em que uma equipa de pessoas se disponibilizou para fazer a conservação de algumas das relíquias culturais da vila, sob a orientação de Catarina Machado, técnica de Conservação e Restauro.

Com a intervenção na obra “Cristo Ressuscitado”, a equipa encontrou o seu maior desafio, por toda a complexidade da peça e o estado em que se encontra, mas abraça o projecto com entusiasmo e Catarina Machado diz mesmo que “não somos artistas, não estamos aqui para inventar sobre a obra existente. Estamos aqui para conservar o que um artista fez e é isso que queremos, que a obra perdure”.

Esta obra de arte, que esteve já exposta no Museu Abílio de Mattos e Silva, teve a sua origem no século XVII, época em que foi colocada na Igreja de São Tiago. Neste momento o seu estado é de deterioração, e, por isso mesmo, qualquer intervenção que se realize é, por si só, um grande desafio, como explica Catarina Machado.

Esta intervenção estará dividida em duas fases, sendo que a primeira consiste na fixação da policromia, ou seja, na fixação da cor na peça, através de uma cola adequada. A segunda fase irá consistir na desinfestação, uma vez que, por ser de madeira, esta obra já se encCristo Ressuscitadoontra bastante corroída pelo caruncho.

Esta conservação decorrerá, portanto, ao longo das próximas semanas, sendo que o objectivo principal não é o restauro de “Cristo Ressuscitado”, mas sim a sua conservação, ou seja, o esforço de evitar a continuação da sua deterioração.

O trabalho elaborado em conjunto pela equipa de voluntários e por Catarina Machado tem tido resultados positivos, pelo que expressa António Ferreira, que diz que a ajuda da técnica de conservação e restauro “foi mais que preciosa”. Esta mesma equipa trabalhou anteriormente nas peças de Santo Amaro e de São Benedito, nas quais os resultados superaram todas as expectativas.

Neste Dia Internacional dos Museus, o Município de Óbidos relembra e valoriza, uma vez mais, o seu património histórico, através de uma iniciativa que apela à sensibilidade artística de todos os amantes da História.

Press Release (pdf)