Encontro de Voluntariado enche a Casa da Música em Óbidos

“Rede Social cada vez mais forte”

968

“Não era possível crescer como estamos a crescer economicamente no concelho de Óbidos, em termos de riqueza, de procura de emprego, de atracção de investimento económico, sem cuidar de uma rede social cada vez mais forte”. Foi desta forma que Telmo Faria, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, abriu hoje o Encontro de Voluntariado – Criar Raiz – que moveu centenas de pessoas à Casa da Música para se inteirarem sobre este tema, tão debatido actualmente.

Com o objectivo de sensibilizar a população e as diversas entidades empresariais para a importância do voluntariado, este encontro contou com alguns representantes das maiores instituições humanitárias do País. A AMI, o Banco Alimentar contra a Fome, a Cruz Vermelha Portuguesa e a Fundação do Gil foram algumas das organizações que marcaram presença neste dia, apelando à necessidade deste tipo de apoios na sociedade de hoje, bastante afectada pela crise, e relembrando os números da pobreza em Portugal.

Durante a manhã os representantes das instituições partilharam, em mesa redonda, as suas experiências de trabalho, abordando as várias áreas de intervenção e os muitos problemas aos quais tentam dar resposta, quer na função de responsáveis pela instituição, quer na função de voluntários, considerada fundamental para uma acção social com resultados significativos.

Encontro de Voluntariado Encontro de Voluntariado
Encontro de Voluntariado

Numa ocasião em que se celebra o Ano Europeu do Voluntariado, este encontro veio alertar para o papel essencial do cidadão na luta contra a pobreza, revelando mesmo que, só de 2009 para 2010, o aumento da pobreza em Portugal foi de 24 por cento.

No fim deste encontro ficou o apelo e o desafio a todos os presentes para a experiência do voluntariado.

Press Release (pdf)