Parque Tecnológico de Óbidos promove encontro e networking de empresas

Empresários trocam contactos e experiências

464

O Parque Tecnológico de Óbidos promoveu, no passado dia 24 de Maio, um encontro de empresas, parceiros e entidades associadas.

Estiveram presentes, para além de empresas do Parque Tecnológico de Óbidos, novas empresas em instalação, empresas convidadas do sector da criatividade e inovação, empresas do sector turístico (como o Praia D’El Rey Marriot Golf & Beach Resort e o Bom Sucesso Design Resort), business angels, potenciais financiadores e investidores, representantes das universidades e entidades de I&D, para além do IAPMEI, que assumiu o papel de observador e parceiro institucional.

Foi realizada, na parte inicial do encontro, a apresentação de 3 das empresas instaladas no Parque Tecnológico de Óbidos: Janela Digital, Impactwave e Xillio. Os fundadores destas três empresas de tecnologias de informação (João Figueiredo, Ricardo Cardoso e Rikkert Engels, respectivamente), com a sua actividade centrada no desenvolvimento de aplicações, e que se encontram em fases diferentes de desenvolvimento e de instalação no Parque Tecnológico de Óbidos, fizeram uma apresentação da história da empresa e dos seus produtos e serviços.

Num segundo momento, os convidados participaram num animado encontro informal de open networking, em que trocaram contactos e experiências.

Neste novo modelo, agora adoptado, serão apresentadas regularmente empresas ligadas ao Parque Tecnológico de Óbidos, nos vários sectores de actividade envolvidos e será promovido o networking entre os participantes.

Janela Digital

A Janela Digital, primeira empresa a instalar-se no Parque Tecnológico de Óbidos, dedica-se em exclusivo ao desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para o sector imobiliário, sendo a grande referência nacional do mercado. Aliando o conhecimento das necessidades do sector a uma postura de inovação e desenvolvimento tecnológico, a Janela Digital trouxe a gestão no sector imobiliário português para o século XXI.

Com um grupo jovem e dinâmico de cerca de 150 colaboradores, a Janela Digital é uma empresa sólida e com um grande potencial de crescimento, assumindo-se como um modelo em termos de Inovação e desenvolvimento tecnológico:
• Software: Criação e desenvolvimento do Software Imoguia, uma Ferramenta de gestão global que soluciona os aspectos críticos para o êxito da empresa de mediação imobiliária.
• Marketing: A Janela Digital revolucionou a forma de divulgar imóveis em Portugal. Utilizando o Software Imoguia, os seus clientes podem actualizar a sua página de Internet (construída pela empresa) e também divulgar no Casa Sapo, o Portal Nacional de Imobiliário, desenvolvido inteiramente pela Janela Digital.

O Casa Sapo é hoje a maior montra de imóveis do País.

Impactwave

A Impactwave surge com o objectivo de criar soluções inovadoras e personalizadas para a promoção dos produtos e serviços dos seus clientes, recorrendo às mais recentes tecnologias na área dos New Media.

Paralelamente, pretende criar sinergias no meio académico e desenvolver projectos inovadores e/ou de investigação nas áreas dos New Media, com ênfase na realidade aumentada, interfaces multitoque e aplicações/jogos para variados sistemas, incluindo os dispositivos móveis.

Xillio

A Xillio é a primeira empresa de capitais estrangeiros a instalar-se no Parque Tecnológico de Óbidos. É uma filial da empresa Holandesa Xillio – de momento, a única empresa na Holanda, e das poucas na Europa, que promove e execução de migrações de conteúdos de uma forma inovadora e automatizada. A migração de conteúdos pressupõe que os conteúdos sejam divididos em três etapas: i) extracção do conteúdo; ii) transformação do conteúdo e iii) carregamento num novo sistema de gestão de conteúdos.

A extracção dos conteúdos é feita a partir da interface web, de forma a obter-se o conteúdo validado e pronto para navegar. Uma vez extraído o conteúdo pode então converter-se, limpar, formatar e reestruturar os conteúdos no próprio ambiente dos clientes, criando-se uma nova estrutura que permite a importação de um novo CMS.

O principal objectivo da criação da Xillio consiste na expansão para novos mercados através da domicialização da componente de R&D no Parque Tecnológico de Óbidos.

Press Release (pdf)