Região consegue 4 milhões para nova iluminação pública amiga do ambiente

Líder da Oeste Sustentável reúne-se com ERSE, EDP Distribuição e RNAE

457

Humberto Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Óbidos e líder da Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – Oeste Sustentável, reuniu-se no passado dia 10 de Maio com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e com a EDP Distribuição para encontrar soluções de financiamento para a alteração da iluminação pública, ambientalmente mais sustentável, dos 12 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM. Deste encontro, o conjunto dos municípios garantiu um financiamento de cerca de 4 milhões de euros para o projecto.

No dia 11 de Maio o autarca reuniu-se ainda com o presidente da Rede Nacional de Agências de Energia, Joaquim Borges Gouveia, para definir as estratégias nacionais, regionais e locais para a eficiência energética, com efeitos na redução dos custos da factura energética.

Deste conjunto de encontros, Humberto Marques explicou, no dia seguinte, a todos os autarcas da OesteCIM o estado do projecto de substituição da iluminação pública por uma nova tecnologia, que permitirá reduzir a factura dos municípios em cerca de 70 por cento e uma redução em cerca de 20 mil quilos/ano das emissões de CO2. Os Municípios aprovaram a candidatura deste projecto ao Programa “Mais Centro” – Programa Operacional Regional do Centro.

Entretanto, e dado o andamento do processo, Humberto Marques reuniu-se ainda com uma Sociedade de Advogados para a elaboração do acordo com a EDP para a execução do projecto de substituição da iluminação pública nos 12 Municípios da OesteCIM.

Todo o processo está, neste momento, a ser analisado para que a candidatura a apresentar ao “Mais Centro” avance o quanto antes.