Presidente da República distingue Centro Educação Especial Rainha D. Leonor

Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor

1255

Ordem de Mérito

Amanhã, sexta-feira, dia 10 de Junho, em Castelo Branco, o Presidente da República, Cavaco Silva, distingue o CEERDL- Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor, com a Ordem do Mérito, na sessão solene comemorativa do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Recorde-se que, o Município de Óbidos, através do Programa Municipal de Apoio a Munícipes com Necessidades Especiais, tem uma parceria com o CEERDL.

O Programa tem como principal objectivo promover um conjunto de iniciativas que têm como objectivo, por um lado, chamar a atenção da comunidade em geral para a importância da integração de indivíduos com necessidades especiais, por outro lado, promover medidas efectivas de integração destas pessoas.

O Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor é uma Cooperativa de Solidariedade Social fundada em 1976, com estatuto jurídico equiparável a IPSS e é Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

Tem por missão apoiar grupos populacionais especialmente vulneráveis, dedica-se à prestação de serviços que promovam a qualidade de vida destas pessoas e das suas famílias e que possibilitem as condições de acesso aos seus direitos de cidadãos, em igualdade de oportunidades.

Perspectiva o seu desenvolvimento e intervenção em princípios orientadores fundados em valores universais e nas políticas europeias e nacionais de reabilitação e de inclusão.

Assume-se como entidade prestadora de serviços de intervenção social, em parceria com outras Instituições, Estado e Sociedade Civil, empenhando-se na sensibilização à responsabilidade social de cada um e de outras entidades.

Abrange os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral e Cadaval.

O cumprimento da missão organizacional traduz-se numa intervenção especializada centrada no cliente e num saber técnico aliado a uma humanização das intervenções que se desejam flexíveis, eficientes e criativas.

As reestruturações de serviços e a implementação de acções de melhoria contínua têm-se reflectido no crescimento do número de clientes, sócios, colaboradores e infra-estruturas. Aposta-se na criação de respostas capazes de melhor servir as necessidades crescentes, nomeadamente, acesso à sociedade do conhecimento e soluções integradas para a infância e envelhecimento.

O actual contexto da economia nacional e de crescimento do desemprego gera impactos negativos de inserção sócio-profissional das pessoas indiferenciadas e/ou menos qualificadas e com necessidades específicas de ajustamento em posto de trabalho.

Promover condições de cidadania, de participação e inclusão social, continuará a constituir premissa de acção organizacional centrada no princípio de que as pessoas com deficiência têm necessidades especiais mas também competências que se traduzem num potencial social a considerar na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Sobre o CEERDL:
http://ceerdl.org/

Sobre as Condecorações atribuídas pelo Presidente da República na Sessão Solene comemorativa do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Castelo Branco:
http://www.presidencia.pt/?idc=10&idi=54430

Press Release (pdf)