Participantes partilham mensagens em tempo real na rede social Facebook

Conferência Final da Rede Clusters Criativos

879

Projecto-piloto na Conferência Final de Rede Clusters Criativos

Durante a conferência final da rede Clusters Criativos em Áreas de Baixa Densidade, do Programa Europeu URBACT II, que decorreu no passado dia 9 de Junho, foi realizado um projecto-piloto de interligação directa dos participantes com o Facebook, através dos sistema FLAP!.

Aquando da acreditação dos participantes, foi-lhes entregue um cartão RFID. Todos os que quiseram registaram-se numa plataforma, na qual se autenticavam com a sua conta de Facebook. Esses dados foram depois passados para o cartão. Existiam dois leitores de cartões RFID no recinto que estavam programados com mensagens distintas (os posts foram predefinidos), que faziam a publicação automática na conta do Facebook de cada um dos participantes, sempre que se passava o cartão junto desses leitores.

Durante a conferência de Óbidos, 70 participantes inscreveram-se no sistema Flap! E como a média do número de amigos por pessoa é de 250, e no total foram postadas 215 mensagens, significa que as mensagens do mural da rede Clusters Criativos foram vistas por mais de 17.500 pessoas em todo Facebook.

O sistema FLAP! é uma ferramenta muito interessante, que dispõe de um hardware e um software integrado, e pretende dar uma maior visibilidade a eventos, pessoas individuais ou empresas. 

O sistema foi pensado para tornar a experiência do utilizador mais agradável e flexível, compartilhando a sua experiência on-line em tempo real, ao mesmo tempo que dá visibilidade a organizadores e patrocinadores, nomeadamente nas redes sociais Facebook e Twitter.

A Conferência Final da Rede Clusters Criativos foi ainda emitida em directo, através do site do Município de Óbidos, com o apoio da empresa Makewise.