Dia dos Avós celebrado por mais de 200 participantes

26 de Julho

913

No passado dia 26 de Julho, data em que se assinalou o Dia dos Avós, o Município de Óbidos, através do Gabinete de Educação e o Centro de Intervenção Social, promoveu uma actividade conjunta que reuniu as crianças que participam no Programa de Verão “Oficinas Criativas” e os idosos inscritos no Programa “Melhor Idade”, numa perspectiva de promover o convívio intergeracional.

As actividades decorreram em 3 locais distintos: Convento das Gaeiras, no Complexo Escolar do Furadouro e nos edifícios do EPIC (armazéns que se situam à entrada da Vila de Óbidos), mais precisamente nos jardins e na “casa do forno”. Em todos os locais,  as actividades culminaram com um lanche convívio.

Estas actividades intergeracionais, que contaram com a presença de 130 crianças e 150 idosos,  surgem com o objectivo de proporcionar aos idosos e às crianças um contacto diferenciado com outras gerações e também um contacto com o exterior e a comunidade.

A forte participação dos idosos na concepção e realização das actividades é benéfica, uma vez que permite a valorização da sua experiência de vida, do seu saber e utilidade. Por outro lado, permite à criança desenvolver-se, integrando nesse desenvolvimento a concepção do idoso com uma imagem positiva e com um papel benéfico na sociedade.

Press Release (Pdf)