Complexo Escolar dos Arcos na lista das escolas modelo de todo o Mundo

29 de Setembro

480

Foi lançado hoje, 29 de Setembro de 2011, numa conferência, ao mais alto nível, em Paris, França, o 4.º Compêndio de Instalações Escolares Exemplares (Compendium of Exemplary Educational Facilities) a nível mundial, no qual o Complexo dos Arcos, em Óbidos, faz parte.

O Complexo Escolar dos Arcos, inaugurado em Setembro de 2008, foi considerado como uma escola exemplar pelo Centro para Ambientes de Aprendizagem (Centre for Effective Learning Environments – CELE), estrutura da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). O júri internacional, composto por seis especialistas em arquitectura, com larga experiência em Educação, escolheu, entre outros, o Complexo Escolar dos Arcos entre 166 candidaturas, de 33 países.

Este 4.º Compêndio trata todos os ciclos de formação e aborda a forma de como o design e gestão de edifícios contribuem para a qualidade da Educação. Todos os estabelecimentos de ensino nele contidos mostram a sua excelência em uma ou mais áreas, seja na inovação e design, seja na adequação às necessidades, passando pela sustentabilidade e segurança.

Segundo o CELE, o 4.º Compêndio é “uma publicação forte” e que mostra “o design no que diz respeito a infra-estruturas de educação, apresentando ideias a educadores, arquitectos e políticos a nível mundial”.

Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, afirma que “é um prestígio enorme, para o trabalho que está a ser desenvolvido em Óbidos, figurar entre as melhores escolas do Mundo”. Segundo o autarca, “Óbidos eleva-se a um patamar de reconhecimento internacional, por uma instituição como a OCDE”, sendo, ao mesmo tempo, “uma chamada de atenção para aquilo que estamos a fazer”.

Cláudio Sat, arquitecto autor deste projecto, afirma que “é uma satisfação muito grande” que o Complexo Escolar dos Arcos seja considerado um exemplo. “Quando avançámos para este projecto, a nossa ideia era inovar, avançar com uma nova tipologia educativa, lúdica e desportiva”, explica o arquitecto.

Recorde-se que o ano passado foram inaugurados no concelho de Óbidos outros dois Complexos Escolares – Alvito e Furadouro – cuja tipologia é idêntica ao dos Arcos.

Link: http://www.oecd.org/document/49/0,3746,en_2649_37455_48722353_1_1_1_37455,00.html

Press Release (Pdf)

Flyer CELE (Pdf)