Bombeiros de Óbidos cada vez mais abertos à comunidade

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Óbidos

782

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Óbidos vai, no próximo dia 14 de Outubro, sexta-feira, pelas 20h30, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Óbidos, celebrar vários Protocolos de Parceria com diversas entidades do concelho, nomeadamente a empresa municipal Óbidos Patrimonium, OBITEC (entidade gestora do Parque Tecnológico de Óbidos), Juntas de Freguesia e empresas do Concelho, seguida de reunião do Corpo Ativo.

Com o protocolo a celebrar com a Óbidos Patrimonium E.E.M., os bombeiros receberão um cartão Via Verde para a Cultura, que oferece entradas gratuitas e descontos em todas as actividades turístico/culturais no Município de Óbidos. Este cartão oferece igualmente descontos de 5 a 20 por cento em mais de 40 estabelecimentos, nomeadamente em hotéis, restaurantes e comércio local. Por seu lado, os bombeiros darão formação de Primeiros Socorros e Combate a Incêndios a todos os funcionários da Óbidos Patrimonium.

Quanto ao documento a assinar com a OBITEC, os bombeiros vão poder permitir aos seus voluntários e sócios usufruir de diversas vantagens.

O protocolo com as Juntas de Freguesias visa, por um lado, criar uma maior proximidade entre a população e os bombeiros e, por outro, contribuir pecuniariamente para a prestação do serviço de socorro de pessoas e bens.

Finalmente, no protocolo a celebrar com algumas das empresas do Concelho, será criada uma nova modalidade na Associação de Bombeiros Voluntários de Óbidos, o “Sócio-Empresa”, onde a empresa doará um valor anual aos soldados da paz em troca de formação aos seus colaboradores, bem como outras vantagens.

Recorde-se que o Corpo de Bombeiros de Óbidos foi fundado no dia 1 de Abril de 1927, por três obidenses: Severo Batista Cruz de Morais, Frederico João Amorim Garcia e Francisco José Ferreira de Morais.

Foi profundamente remodelado e reorganizado em Abril de 1938, sob a presidência e comando de José Cecílio de Magalhães Mexia Costa, tomando a designação de Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos, que ainda hoje se mantém. Teve o seu primeiro Quartel construído de raiz em 1977, nos Arrifes, junto à vila de Óbidos, inaugurado no dia 3 de Abril desse ano. O actual Quartel-Sede foi inaugurado no dia 6 de Maio de 200

6 e situa-se no Senhor da Pedra.

Press Release (pdf)