No âmbito do Programa Melhor Idade, e em parceria com o Gabinete do Ambiente do Município de Óbidos, têm sido desenvolvidas várias sessões de sensibilização para a promoção do Ambiente e Cidadania Ambiental, que visam promover o exercício de boas práticas para as questões do Ambiente e desenvolvimento sustentável. Estas sessões têm sido dinamizadas nos 12 Centros de Convívio da Rede Municipal “Melhor Idade” por uma técnica da área do ambiente.
Durante o ano de 2011, foram desenvolvidas as seguintes ações:
– Sessões de sensibilização sobre o ambiente – Janeiro de 2011/ Tema: Resíduos e Separação para reciclagem. Objetivo: Sensibilizar para a importância da separação dos resíduos em nossa casa e a reciclagem;
– Sessões de sensibilização sobre a água – Abril 2011/demonstrada a importância da água na nossa vida e meios para pouparmos. N.º de participantes: 158.
– Visitas à ETAR do Arelho – realizaram-se no dia 22 Junho com os Centros da Amoreira, Arelho e Carregal e Bairro Sr.ª Luz.
– Sessões de sensibilização sobre energia – Setembro/Outubro de 2011 / Objetivo principal: passar a mensagem da importância de poupar energia. Pequenas dicas para poupar. Exemplos práticos através do recurso a equipamentos que demonstram a diferença entre consumos de lâmpadas incandescentes VS economizadoras. N.º de participantes: 164 utentes.
Sessões a desenvolver no início de 2012:
– Sessões sobre o consumo de água da rede pública – demonstrar que é seguro o seu consumo e realizar visitas a um depósito de água, onde poderão ver como é bombeada a água e as análises que são feitas.
Recorde-se que o Programa Melhor Idade surgiu em 2005 com o intuito de criar um conjunto articulado de respostas sociais adequada à população idosa e reformada do Concelho de Óbidos. Actualmente este programa conta com 12 Centros de Convívio em funcionamento, onde se procura fomentar o aumento da qualidade de vida dos utentes, por meio do desenvolvimento de actividades de apoio que têm como objectivo satisfazer as necessidades e interesses dos idosos em termos de alimentação, actividades ocupacionais, convívios, passeios e relacionamentos com outros grupos da sua comunidade local e alargada.
Press Release (Pdf)