Luto Municipal dita adiamento de iniciativas

Óbidos

1000

A cerimónia de inauguração da exposição “Território – Óbidos Comunidade Sustentável e Criativa”, na galeria novaOgiva, em Óbidos, agendada para hoje, 14 de Outubro, às 21 horas, foi adiada para a próxima sexta-feira, 21 de Outubro, à mesma hora.

Também os protocolos que deveriam ser celebrados hoje, pelas 20h30, entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Óbidos e diversas entidades do concelho, foram adiados para data a indicar.

Os três dias de luto municipal pelo falecimento de José António Pereira Júnior ditam estes adiamentos. O funeral do anterior presidente da Câmara Municipal de Óbidos realiza-se hoje, 14 de Outubro, pelas 18 horas, na localidade de Gaeiras.

Exposição “Território – Óbidos Comunidade Sustentável e Criativa”

A Câmara Municipal de Óbidos lançou o desafio a duas prestigiadas instituições de ensino – a Universidade Técnica de Lisboa (UTL) e o Massachussetts  Institute Of Technology (MIT), uma das mais consagradas universidades do panorama internacional, para contribuírem com a sua reflexão para a concretização da estratégia de desenvolvimento definida para Óbidos enquanto comunidade criativa e sustentável.

O resultado desse trabalho vai estar em exposição, na galeria novaOgiva, em Óbidos, entre os dias 21 de Outubro e 30 de Janeiro de 2012, sob o título “Território – Óbidos Comunidade Sustentável e Criativa”. Ao mesmo tempo, as propostas de desenvolvimento urbano por freguesia, feitas pelos alunos das duas universidades, serão apresentadas para cada uma das localidades, até ao final do ano e início do próximo.


Protocolos Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Óbidos

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Óbidos vai, em data a indicar brevemente, celebrar vários Protocolos de Parceria com diversas entidades do concelho, nomeadamente a empresa municipal Óbidos Patrimonium, OBITEC (entidade gestora do Parque Tecnológico de Óbidos), Juntas de Freguesia e empresas do Concelho, seguida de reunião do Corpo Ativo.

Com o protocolo a celebrar com a Óbidos Patrimonium E.E.M., os bombeiros receberão um cartão Via Verde para a Cultura, que oferece entradas gratuitas e descontos em todas as actividades turístico/culturais no Município de Óbidos. Este cartão oferece igualmente descontos de 5 a 20 por cento em mais de 40 estabelecimentos, nomeadamente em hotéis, restaurantes e comércio local. Por seu lado, os bombeiros darão formação de Primeiros Socorros e Combate a Incêndios a todos os funcionários da Óbidos Patrimonium.

Quanto ao documento a assinar com a OBITEC, os bombeiros vão poder permitir aos seus voluntários e sócios usufruir de diversas vantagens.

O protocolo com as Juntas de Freguesias visa, por um lado, criar uma maior proximidade entre a população e os bombeiros e, por outro, contribuir pecuniariamente para a prestação do serviço de socorro de pessoas e bens.

Finalmente, no protocolo a celebrar com algumas das empresas do Concelho, será criada uma nova modalidade na Associação de Bombeiros Voluntários de Óbidos, o “Sócio-Empresa”, onde a empresa doará um valor anual aos soldados da paz em troca de formação aos seus colaboradores, bem como outras vantagens.

Biografia política José António Pereira Júnior

José António Pereira Júnior nasceu na freguesia de Santa Maria em 1942. Estudou na Escola Primária de Gaeiras e posteriormente ingressou na Escola Comercial e Industrial, nas Caldas da Rainha. Possuía o curso de aperfeiçoamento da escola Comercial. Iniciou a sua vida profissional aos 14 anos na empresa Thomaz dos Santos Lda., em Caldas da Rainha, onde permaneceu até aos 31 anos.

Esteve no Ultramar, mais concretamente em Angola, no cumprimento do serviço militar de Janeiro de 64 a Setembro de 67. Ingressou posteriormente – em Março de 74 – no Banco da Agricultura da Nazaré, onde permaneceu adstrito até ser aposentado, o que se verificou em Dezembro de 2000.

Em 1980, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Óbidos e reeleito posteriormente e consecutivamente durante 6 mandatos.

José António Pereira Júnior integrou a Direcção da Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense, fez parte dos Órgãos Sociais da Sociedade Filarmónica Gaeirense. Integrou a Direcção da Comissão de Melhoramentos da Vila de Óbidos. Teve intervenção a nível de Assembleia Geral dos Bombeiros Voluntários de Óbidos. Foi Presidente da Associação de Municípios do Oeste de 1994 a 1998.

Integrou a Comissão Executiva da Região de Turismo do Oeste, a Direcção da Associação de Desenvolvimento Regional, a Direcção do Centro de Gestão de Óbidos, os órgãos sociais da Associação de Desenvolvimento da Freguesia de A-dos-Negros e a Direcção da Associação dos Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Óbidos.

Press Release (Pdf)