Escola Municipal iniciou dia 15 de Setembro

Escola Municipal

806

Numa perspectiva de promover uma escola de qualidade, autónoma, criativa e inovadora, implementando uma pedagogia centrada na criança, o Município de Óbidos iniciou, a 15 de Setembro, o projecto da Escola Municipal.

Numa parceria com o Agrupamento de Escolas, Instituições de Ensino Superior e outras Instituições cujo foco de intervenção é a Educação, pretendemos eliminar a ruptura e descontinuidade que existe na transição entre ciclos no actual sistema educativo através de um trabalho de maior proximidade entre professores e educadores.

Nesta primeira fase, o projecto desenvolve-se no Jardim de Infância do Arelho, com a participação de dois grupos heterogéneos de pré-escolar, dois educadores de infância e um professor do 1º ciclo do ensino básico.

A metodologia assenta no sócio-construtivismo, sem que haja um modelo curricular específico. A equipa de trabalho irá procurar aplicar estratégias de alguns modelos que considera serem os mais ricos, adaptáveis ao contexto de Óbidos e que dão mais garantias de sucesso nos contextos de pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico.

Um dos modelos a aplicar será a abordagem de Reggio Emilia, que é uma das referências mundiais ao nível da educação pré-escolar. Óbidos estabeleceu uma parceria com Reggio Emilia (Itália) pelo que os participantes do projecto da Escola Municipal terão oportunidade de receber formação em Óbidos e Reggio Emilia.