Óbidos é caso de estudo a nível europeu

Estratégia “Óbidos Criativa”

1021

O Município de Óbidos foi convidado a estar presente e a partilhar a sua estratégia “Óbidos Criativa” num workshop organizado pela Direcção-Geral para as Empresas e Indústria, da Comissão Europeia, em parceira com o Centro Dinamarquês para a Cultura e Economia da Experiência.

A sessão decorreu em Copenhaga, nos dias 8 e 9 de Dezembro, e contou com peritos das indústrias criativas, de tecnologias móveis, turismo e economia da experiência. Este encontro serviu para a própria Direcção-Geral conhecer em maior detalhe alguns dos projectos e locais relevantes para a formação de novas políticas públicas que apoiem e capturem o “poder transformador da inovação”.

A participação de Óbidos, através do Presidente da Câmara Municipal, foi particularmente interessante, tendo sido demonstrado o maior interesse em acompanhar e monitorizar os resultados da estratégia de Óbidos, podendo servir de modelo para a definição de novas iniciativas e apoios comunitários.

Óbidos, uma das 15 boas práticas a nível europeu

Também a KEA European Affairs (http://www.keanet.eu/), que está a desenvolver para o projecto europeu CREA.RE – Creative Regions – The European Network of Regional and Local Authorities for the Better Involvement of Cultural and Creative Industries in EU Regional Programs (http://www.crea-re.eu/), apoiado pelo INTERREG IVC, destacou Óbidos como exemplo a seguir.

Uma das vertentes do trabalho da KEA European Affairs passou pela identificação de boas práticas europeias em termos de políticas e medidas de apoio à criatividade, tendo Óbidos sido seleccionado como uma das 15 boas práticas a nível europeu. Os resultados finais do projecto vão ser divulgados em Janeiro de 2012.

Press Release (pdf)