Josefa d’Óbidos inspira obras em Seda

Galeria do Pelourinho

987

Inaugura no próximo dia 19 de Janeiro, na Galeria do Pelourinho, na Rua Direita, em Óbidos, uma exposição de telas em seda, tendo como referência a obra Barroca de Josefa d’Óbidos. Apesar da influência da pintora obidense, a artista, Maria do Rosário, dá-nos, nesta mostra, o seu olhar contemporâneo.

De origens africanas, Maria de Rosário revela, através da pintura de sedas, a sua paixão pela terra que a viu crescer. Zazi, que é como gosta de ser conhecida, vive, de momento, em Torres Vedras e foi nessa terra que descobriu a arte de pintar e que, rapidamente, não só se tornou na sua paixão de vida, como também na sua razão de viver.

A pintar maçãs, foi assim que Maria de Rosário começou a aperfeiçoar a sua técnica de pintura, pois, tal como alguém com a sabedoria de um artista, aos poucos, percebeu que quantas mais maçãs pintasse, melhor elas iam ficando.

Começou a expor as suas obras por volta de 2009 no bar Elegance onde, naturalmente, foi reconhecida e começou a crescer como artista. Atualmente já expôs as suas obras e realizou projetos na Marinha Grande, Paços de Arcos, Caxias, São Pedro de Moel, assim como na Casa da Cultura nos Olivais e no Auditório Rui de Carvalho.

A sua maior paixão artística surgiu recentemente e, aos 49 anos, começa a trabalhar em peças realizadas em seda, sendo que a sua pintura surge agora na forma deste belo material que, depois de moldado surge ao público com decorações e motivos de cultura africana.

Ao aceitar fazer o desafio, Maria de Rosário irá expor a sua perspetiva atual do período Barroco, numa exposição que irá ser realizada na Galeria do Pelourinho, com inauguração dia 19 de Janeiro, pelas 18horas. A mostra estará patente até dia 18 de Março.

Press Release (Pdf)