O Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Telmo Faria, ontem, dia 11 de Janeiro, no discurso da sessão solene do Feriado Municipal, apresentou as principais linhas orientadoras para o ano de 2012, anunciando um vasto conjunto de projetos e políticas para este ano. Num discurso de muita confiança, Telmo Faria recusou a ideia de resignação e apelou a todos que devem, em tempo de crise, puxar pelas criatividade para ultrapassar estes tempos difíceis.
Nesta sessão, foram ainda entregues as medalhas de mérito municipal a Maria Clara Palma, Graça Jordão, Matilde Monteiro e Fernando Jorge (Altos Préstimos em prol da Educação) e à Associação “O Socorro Gaeirense” (Altos Préstimos em Prol da Comunidade).
Foram ainda apresentados vários trabalhos, realizados pelos alunos dos Complexos Escolares de Óbidos, no âmbito do projeto “Fábrica da Criatividade”, um núcleo criado pelo Serviço de Educação e pretende gerar um conjunto de iniciativas, com vista à promoção da Criatividade, em duas zonas distintas, nomeadamente na Escola, através da criação de projetos-ação, que resultam numa intervenção direta em diferentes focos (aluno, professor, animador, currículo e família); e na Comunidade com o desenvolvimento de um programa integrado de atividades lúdicas, artísticas e culturais, maioritariamente de itinerância dirigidas a crianças, jovens, adultos e famílias.
Recorde-se que o dia 11 de Janeiro relembra a Tomada da Vila de Óbidos aos Mouros, pelas hostes de D. Afonso Henriques, em 1148, sendo este o primeiro feriado municipal do ano a ser celebrado no calendário nacional.
– Biografias dos medalhados:
- Socorro Gaeirense (pdf)
- Clara Palma (pdf)
- Fernando Jorge (pdf)
- Graça Jordão (pdf)
- Matilde Monteiro (pdf)
– Telmo Faria, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos – Discurso Sessão Solene (mp3)