Assinatura de Protocolo de Intervenção Agrícola Local

20 de Janeiro

1087

Realiza-se amanhã, sexta-feira, dia 20 de Janeiro, pelas 15 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a assinatura do Protocolo de Intervenção Agrícola Local, entre o Município de Óbidos e o Centro de Gestão da Empresa Agrícola de Óbidos.

Este protocolo, com a duração de 3 anos, tem por objetivo estabelecer, entre as duas entidades, um “Plano de Desenvolvimento Agrícola Sustentável para o Concelho de Óbidos” assente na inovação e criatividade, ao serviço da sustentabilidade do meio rural em Óbidos.

O Município de Óbidos cede pontualmente meios da Câmara Municipal, nomeadamente técnicos especializados e equipamentos. Atribuirá um apoio financeiro, cujo valor será definido no início de cada ano, mediante acordo entre as partes e em função do plano de atividades e orçamento a apresentar durante o mês de Janeiro.

O Centro de Gestão da Empresa Agrícola de Óbidos, parceiro deste protocolo, compromete-se, entre outras medidas, a promover junto dos agricultores locais o uso de boas práticas agrícolas, candidatar a instalação de painéis fotovoltaicos em explorações agrícolas no Concelho de Óbidos, realizar regularmente ações de formação contínua no âmbito da agricultura e particularmente ao nível de modos de produção sustentáveis, e representar a agricultura do concelho de um modo consciente, assertivo e coerente.

Um dos grandes objetivos é desenvolver uma marca própria dos produtos agrícolas locais, para que a sua distribuição seja mais justa no âmbito da cadeia de valor, em relação a todos os intervenientes, mas privilegiando os produtores.

Com este acordo, o Executivo pretende incentivar a importância social e económica do sector agrícola para o concelho e para o País.

Press Release (Pdf)