O Município de Óbidos, através do programa IJ – Programa Municipal de Incentivos à Juventude, irá realizar dia 27 de Janeiro um seminário dedicado à juventude designado “Jovens: estilos de vida e comportamentos”. Mais uma vez o tema da juventude integra as comemorações do Feriado Municipal de Óbidos. Este encontro estará dividido em dois temas: saúde e educação.
O seminário, embora seja dirigido a todos aqueles que, profissionalmente, nas mais diversas áreas, estão permanentemente em contacto com os jovens, é destinado a todos os interessados, pretendendo, assim, criar um espaço de reflexão e debate.
Todos os interessados deverão fazer a inscrição prévia, disponível através do telefone 262 955 569, ou através do correio electrónico juventude@cm-obidos.pt .
O programa terá então a seguinte ordem de apresentação e distribuição temática:
Painel da Manhã:
Comunicaçao de Mafalda Silva
Esta comunicação será útil a pais e educadores na obtenção de ferramentas que podem contribuir para a prevenção do abuso do álcool e drogas. Apresentam-se os resultados de um trabalho desenvolvido ao longo de vários anos no âmbito do Projeto “Gerações K” com jovens das zonas de Caldas da Rainha e Óbidos.
Comunicação de Gina Tomé
(representante da equipa Aventura Social e da Fac. de Motricidade Humana de Lisboa)
Apresentação do Estudo HBSC/OMS – Health Behaviour in School Aged Childreen – estudo promovido pela Organização Mundial de Saúde junto de 44 países.
Aspetos mais relevantes a destacar:
Os últimos resultados deste estudo (que se realiza de 4 em 4 anos) mostram que embora a saúde dos adolescentes reflita uma situação favorável surgem novas formas de violência, tais como a automutilação (ferimentos infligidos ao próprio) e o ciberbullyng (violência via internet).
Painel da Tarde:
Comunicação de Matilde Monteiro
O êxito do percurso educativo assenta na exigência do rigor, da disciplina, da organização e da assertividade, que são as bases para a segurança e confiança necessárias a histórias escolares de sucesso. É muito importante promover o espírito crítico, muitas vezes refletido na irreverência dos jovens, mas sem o confundir com falta de educação: “Sim à irreverência, não à falta de educação!”
Comunicação de Maria Benedicta
Esta comunicação vai incidir sobre relatos de histórias de estigma educativo, onde vão existir relatos de situações onde a Escola pode ser fator de sofrimento individual e social, num contexto em que a Escola não consegue quebrar a lógica da exclusão produzida pela restante sociedade