Parque Tecnológico integra Enthaldynamics

Parque Tecnológico de Óbidos

231

O Parque Tecnológico de Óbidos integrou mais uma empresa, a Enthaldynamics. A Enthaldynamics é uma empresa recém-criada, fruto da necessidade e vantagem comprovada de integração no circuito económico empresarial de uma tecnologia denominada PortableCloud.

A tecnologia PortableCloud (http://www.youtube.com/watch?v=U8Tdu5QdL38), desenvolvida ao longo de vários meses, prevê a possibilidade de produção de água (mineralizada ou não) através da humidade presente no ar.

O processo é garantido através de um dispositivo de pequena dimensão, facilmente transportável e implementado em locais onde frequentemente o acesso a recursos hídricos é uma realidade difícil e não respondida pelas soluções no mercado. Adicionalmente é uma tecnologia que prevê a associação a energias renováveis dispensando a dependência por sistemas on-grid. O potencial de aplicação abre-se, portanto, a inúmeras unidades de negócio, de momento balizadas pelos promotores nos focos: (i) Consumo Humano, (ii) Consumo Agrícola e (iii) Sistema de Apoio a pilhas de hidrogénio.

O reconhecimento público do valor da tecnologia surge no final de 2011, quando Ricardo Barbosa Vicente e Adalberto Rodrigues vencem o prémio Movimento Milénio (http://www.movimentomilenio.com), na categoria de “Consumo”, competindo com 20 outros projetos candidatos. Este movimento é uma iniciativa nacional Expresso/Millennium BCP que se propõe à procura de respostas e tendências de futuro nas categorias: Democracia, Negócios, Cidade e Consumo. Em simultâneo com os trabalhos de Investigação e Desenvolvimento foram sendo estruturadas as bases para um plano de negócios sustentável de exploração da tecnologia PortableCloud.

Press Release (pdf)