A Acquawise Consulting, unidade do Parque Tecnológico de Óbidos, é a empresa responsável pela implementação de um serviço inovador de monitorização da rede de distribuição de água em Portugal.
Este serviço, desenvolvido pela empresa TaKaDu, utilizando computação em nuvem (cloud-computing), é disponibilizado sob a forma de um serviço online, Software-as-a-Service (SaaS), e permite detetar fugas de água, roturas, anomalias e falhas na rede de distribuição assim que ocorrem, antecipando maiores danos nas infraestruturas e eventuais constrangimentos para a população.
O SaaS TaKaDu já recebeu vários prémios da indústria, incluindo o prestigiado prémio World Economic Forum Technology Pioneer 2011, e a empresa TaKaDu foi nomeada “Empresa Cleantech do Ano: Europa e Israel”, pelo Grupo Cleantech e The Guardian.
A Águas de Cascais é a primeira entidade gestora, em Portugal, a adotar esta solução, estando toda a sua rede de distribuição de água, cerca de 1.300 km, a ser monitorizada através deste serviço remoto. “A utilização de sistemas inteligentes na gestão de redes de distribuição de água é fundamental para garantir uma maior eficiência dos sistemas de abastecimento de água. A combinação de sistemas computacionais de elevada capacidade com uma abordagem algorítmica inovadora é poderosa e traz muitos benefícios”, disse Pedro Perdigão, Diretor-geral da Águas de Cascais.
Acerca da Acquawise Consulting
A Acquawise Consulting é uma empresa de consultoria, sediada no Parque Tecnológico de Óbidos, especializada em gestão de sistemas de abastecimento de água para consumo humano. O seu objetivo principal é apoiar as entidades públicas e privadas na implementação de práticas operacionais mais eficientes, reduzindo custos de exploração, minimizando falhas e garantindo a segurança e a qualidade da água distribuída.