Águas do Oeste comemorou o Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água

841

A sustentabilidade na utilização do recurso natural Água e a sua preservação enquanto recurso estratégico essencial à vida são valores fundamentais da Águas do Oeste, que, mais uma vez assinalou o Dia Mundial da Água, envolvendo cerca de oitocentos participantes em diversas iniciativas, desde visitas às ETAR, participação em eventos municipais, à presença em feiras temáticas escolares e em ações de sensibilização para encarregados de educação.

O Dia Mundial da Água de 2012 é dedicado à Segurança Alimentar e à importância de assegurar um uso racional da água e dos recursos hídricos para a produção de alimentos, um tema de crescente importância numa altura em que a população mundial já atingiu os 7 mil milhões de pessoas. Também por essa razão, e num contexto atual de seca nacional, pretendemos recordar, sensibilizar e reforçar junto de toa a população, com especial incidência junto da comunidade escolar e educativa, a importância deste bem escasso que é a Água.

Das iniciativas realizadas destacam-se algumas delas:

– 1º Encontro Regional do Projeto Rios, que teve lugar no passado dia 22 de março em Óbidos, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água.

A Águas do Oeste organizou pela primeira vez um encontro que juntou algumas das equipas que acompanha no âmbito do Projeto Rios, num total aproximado de duas centenas de crianças e jovens da região Oeste. A abertura do encontro foi marcada pela presença de Pedro Teiga, coordenador nacional deste projeto, que incentivou todos os presentes a continuarem a desenvolver o trabalho até agora realizado em prol da preservação e conservação dos recursos hídricos. O Encontro contou com uma mostra dos trabalhos até à data desenvolvidos pelas diversas equipas, com consequente troca de experiencias numa saída de campo que teve lugar na Lagoa de Óbidos, junto à foz dos rios Real e Arnóia, e que deixou todos os participantes maravilhados, principalmente os que não conheciam este magnifico ecossistema que é a Lagoa de Óbidos.

A iniciativa, que teve como objetivo estimular e incentivar a troca de experiências entre os grupos já existentes na região, foi desenvolvida em parceria com a Associação PATO, contou com o apoio dos municípios de Alcobaça, Caldas da Rainha e Torres Vedras, que cederam o transporte às suas equipas. Para além destes, o encontro contou ainda com a participação e envolvimento dos municípios de Azambuja e de Óbidos.

No encontro estiveram presentes as seguintes equipas: EB1 de Lagoa das Talas (Alcobaça) – troço adotado Rio Seco; EB1 de Chão da Parada (Caldas da Rainha) – troço adotado Rib. Polme; JI + EB1 de Salir do Porto (Caldas da Rainha) – troço adotado Rio de Salir; EB1 de Tornada (Caldas da Rainha) – troço adotado Rio de Tornada; Colégio Frei Cristóvão de A-dos-Francos (Caldas da Rainha) – troço adotado Rio Arnóia; AdO – equipa “da casa” – troço adotado rio Arnóia; Escola Profissional Agrícola da Runa (Torres Vedras) – troço adotado Rio Sizandro; EB2,3 de Aveiras de Cima e EB1 Vale do Brejo (Azambuja) – troço adotado Rib. da Milhariça.

ADO assinalou o Dia da Água (Pdf)